max bender 3rNvnnO7avY unsplash scaled

 

Uma das melhores formas de diminuir os riscos nos nossos investimentos é fazendo uma boa diversificação. No artigo de hoje vamos falar sobre ETF de REITs, um mecanismo prático para ter uma diversificação no mercado imobiliário norte americano.

ETF de REITs: como diversificar sua carteira no exterior 

REITs (Real Estate Investment Trusts) são empresas que investem a maior parte do seu capital em imóveis. Elas são parecidas com os fundos de investimentos imobiliários brasileiros. Os REITs são obrigados a distribuir pelo menos 90% dos seus rendimentos regularmente, proveniente principalmente de aluguéis. Eles podem investir em diversos tipos de imóveis, como hotéis, storages, clínicas, hospitais, etc. 

Dentro dos REITs já existe uma grande diversificação, pois normalmente essas empresas investem em diferentes imóveis localizados em diferentes cidades. Mas para quem quer uma diversificação ainda maior, existem os ETFs (Exchange Traded Funds) de REITs. Ao investir em ETFs de REITs, o investidor pode, em uma única compra, garantir a participação em diversos imóveis em diversas cidades, garantindo assim uma diversificação maior ainda. Os ETFs americanos costumam pagar dividendos a cada 3 meses de forma regular.

A melhor característica de um ETF é que sua taxa de administração é bastante baixa, comparado a outros fundos do mercado, como fundos abertos. Alguns ETFs têm taxa de 0,03% ao ano. Isso quer dizer que a cada 10.000 dólares que você investe, você vai pagar 3 dólares ao ano.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Diferentemente dos ETFs de ações, proventos de ETFs de REITs são mais consistentes, justamente por virem em boa parte de aluguéis.

Confira a lista de ETFs americanos.

Tipos de ETFs de REITs

Nos Estados Unidos existem vários índices que são voltados para os REITs, alguns voltados para os setores específicos como os de shoppings, lajes, etc. Também existem os voltados apenas para REITs de “papel” e de “tijolo”. Além de ter um índice que engloba TODOS os REITs do mercado americano. 

Existem mais ou menos 26 ETFs emulando o setor imobiliário americano. A taxa de administração desses fundos gira entre 0,07% e 0,95% ao ano. 

Um ETF bem famoso é o VNQ, o Vanguard Real Estate Index Fund. Seu objetivo é seguir o MSCI US REIT Index. Esse índice engloba mais de 140 empresas, que representam cerca de 99% do universo REIT norte americano. Ele é atualizado a cada 3 meses.

A taxa de administração do VNQ é de 0,12% ao ano e sua gestora é a Vanguard, uma das maiores empresas do seu ramo nos Estados Unidos.

O VNQ é o maior ETF de REIT do mercado, como certa de 27 milhões em ativos sob sua administração.

Outros ETFs de REITs bem conhecidos são:

  • Schwab US REIT ETF (SCHH)
  • iShares U.S. Real Estate ETF (IYR)
  • Real Estate Select Sector SPDR Fund (XLRE)

Lembrando que para investir nos Estados Unidos é preciso abrir uma conta em uma corretora norte americana

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.