art rachen yJpjLD3c9bU unsplash

Os ETFs de criptomoedas invadiram a nossa bolsa de valores, e atualmente existem 5 fundos atuando nesse mercado. No artigo de hoje, vamos conhecê-los.

ETF criptomoedas: entenda quais são e como funcionam

Os ETFs são fundos negociados na bolsa de valores, esses fundos adquirem recursos para comprar ativos, e eles normalmente seguem um índice, ou seja, uma metodologia do mercado. 

Fundos de criptomoedas investem apenas nesses ativos, mas como vamos ver no aqui, existem vários tipos de criptomoedas que esses fundos podem investir, e não apenas no Bitcoin, que é a mais famosa delas.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

A classificação das criptomoedas vai de Bitcoin (BTC), moeda mais famosa e pioneira nesse sistema, e as Altcoins, que são todas as outras moedas que não são Bitcoin. 

Atualmente existem 5 ETFs de criptomoedas no B3, eles são:

  • HASH11
  • QBTC11
  • QETH11
  • BITH11
  • ETHE11

Vamos comentar cada um desses ETFs.

HASH11

O primeiro a ser listado na B3 foi o HASH11, da Hashdex, em abril de 2021. O fundo segue o índice Nasdaq Crypto, que detém as principais criptomoedas. Sua taxa de administração é de 1,3% ao ano.

O ativo replica o Nasdaq Crypto, índice composto atualmente por uma cesta de oito criptomoedas, cada uma com um peso diferente. Segundo o site da Hashdex, para um ativo ser considerado para o Nasdaq Crypto, ele precisa, principalmente, ser negociado em pelo menos 3 corretoras qualificadas, ter alta liquidez, ter uma frequência de mercado de pelo menos 0,5%. 

Essas são as atuais posições do índice:

indice NCI

O rebalanceamento dos ETFs acontecem a cada 3 meses, logo podemos ver mudanças nas porcentagens de cada moeda dentro do ETF.

QBTC11

O ETF da QR Asset investe apenas em Bitcoin. Ele foi o segundo ETF de criptomoedas da B3 e foi lançado em julho de 2021. 

Por se focar apenas na primeira e principal criptomoeda, o Bitcoin, o QBTC11 foi um ETF pioneiro. Ele investe especificamente em contratos futuros de Bitcoin negociados na bolsa de valores de Chicago e sua taxa de administração é de 0,75% ao ano.

No mês seguinte, em agosto de 2021, foram lançados mais 3 ETFs que cobrem esse mercado.

QETH11

Para contrapor o ETF apenas de Bitcoin, chegou ao mercado um ETF com exposição apenas a Ether (ETH), segunda maior criptomoeda do mundo. O Ether é a moeda da rede Ethereum, uma blockchain mais avançada do que o Bitcoin, que permite a transação de dinheiro e contratos inteligentes (como se fosse programas em rede). 

O QETH11 segue o índice CME CF Ether Reference Rate, que busca refletir o preço do Ethereum em dólar. A sua taxa também é de 0,75% ao ano.

BITH11 e ETHE11

Em seguida, a Hashdex, mesma gestora do HASH11, lançou um fundo apenas de Bitcoin: o BITH11. Esse ETF acompanha o preço do Bitcoin em dólar através do índice Nasdaq Bitcoin Reference Price.

O ETHE11 também pertence a Hashdex, e faz a mesma exposição para Ethereum. Segundo o valor em dólar desse criptoativo.

Ambos ETFs da Hashdex possuem taxa de administração de 0,7% ao ano.

Diferença entre os ETFs de criptomoedas

A maior diferença aqui é em relação a diversificação e taxas de administração. O HASH11 é o ETF mais diversificado, pois possui 8 tipos de moedas diferentes. Mas devido toda essa diversificação, o HASH11 também tem a maior taxa de administração, 1,3%, fazendo com que ele seja o ETF mais caro do mercado atualmente.

Os outros quatro ETFs têm uma exposição concentrada ou em Bitcoin ou em Ethereum, logo, quando compramos eles estamos nos expondo a apenas um desses ativos. A semelhança também está presente na taxa de administração, que gira em torno de 0,7%.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.