ETFs são investimentos passivos que proporcionam ao investidor diversificação e comodidade. No artigo de hoje vamos continuar nosso passeio sobre os principais ETFs do mercado norte americano, falando um pouco sobre o ETF VTI, o Vanguard Total Stock Market ETF.
Conheça o ETF VTI, o Vanguard Total Stock Market
O Vanguard Total Stock Market ETF (VTI) busca acompanhar o retorno total do mercado de ações norte americano. Para isso, o VTI espelha o índice CRSP U.S. Total Market que segue todas as ações negociados nos Estados Unidos. Esse índice acolhe quase 4 mil empresas norte americanas. O ETF vai seguir o índice e mensalmente vai ser atualizado pela sua administradora, a Vanguard.
Por investir em várias empresas domésticas norte americanas, o VTI tem como característica sua enorme diversificação. Com a compra de apenas uma cota de ETF podemos nos expor a todo o mercado americano, e não apenas as principais empresas do país.
Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!
Entretanto, como essas grandes empresas têm uma grande relevância para a economia dos Estados Unidos, elas acabam tendo um peso maior no ETF. É por isso que as principais ações do portfólio do ETF são:
- Apple
- Microsoft
- Amazon
- Alphabet
A distribuição setorial do ETF também vai emular a economia americana, com os setores de tecnologia, finanças, serviços, etc sendo os mais relevantes
Como a maioria dos ETFs, o VTI é um investimento passivo, onde você não vai precisar analisar ação por ação para entender a performance do ETF. O fundo não precisa de uma equipe de analistas para fazer suas escolhas de investimentos, por isso sua taxa de administração é tão baixa (0,03%).
O maior concorrente do VTI é o ETF ITOT administrado pela iShares. O ITOT segue o índice S&P Total Market, que também espelha o mercado total americano, e também tem uma taxa de administração de 0,03%.