Quando falamos de ETFs podemos seguir várias estratégias para conseguir mais lucros. Dentro de um ETF em si, já temos uma diversificação muito grande de empresas, mas também podemos fazer uma combinação de escolhas para conseguir acessar mais mercados.
No artigo de hoje vamos comparar duas estratégias, o investimento em apenas um ETF o VT ou uma combinação de três ETFs diferentes, o VEA, VWO e VTI.
Investindo em apenas um ETF
O VT investe no mercado mundial inteiro, mas sua separação ainda tem a maioria das empresas nos Estados Unidos, 64% é composto por ações da América do Norte. O restante é dividido em ações da Europa com 15% e asiáticas contabilizando 10%. Apenas 9% é dedicado para países emergentes, como Brasil, Rússia, e México, e menos de 1% de empresas do Oriente Médio.
Logo, se escolhermos investir apenas em VT vamos está aceitando essa divisão de carteira.
O ETF possui uma taxa de administração de 0,07%. Importante dizer que essa porcentagem é descontada das distribuições de dividendos e ganhos de capital, não do montante principal.
O mix de três ETFs
Caso você queira ter mais poder de escolha para sua carteira, você pode investir em ETFs diferentes. Mas essa escolha traz um pouco mais de trabalho para o investidor, pois em vez de comprar apenas uma cota, você vai ter que comprar três ou mais e ainda vai ter que balancear sua carteira de tempos em tempos.
Um dos nossos seguidores propôs uma carteira com VEA, VWO e VTI.
O VEA investe em grandes, médias e pequenas empresas em países desenvolvidos, exceto os Estados Unidos. Logo, seu foco fica muito na Europa. 52% do ETF são formados por empresas europeias como a Nestlé (Suíça), e Shell (Inglaterra). Além de 35% de empresas asiáticas, como a Samsung (Coreia do Sul). Essa diversificação fica com uma taxa de 0,05%.
Já o VWO investe em ações de empresas localizadas em mercados emergentes ao redor do mundo, como China, Brasil, Taiwan e África do Sul. Algumas empresas que podemos encontrar no VWO são a Tencent e a Alibaba da China, a Taiwan Semiconductor e a Vale aqui do Brasil. A administração do ETF fica em torno de 0,08%.
Por fim, vamos ter o VTI que investe em todas as empresas americanas negociadas nas bolsas americanas. Assim, ele acolhe tanto as maiores empresas americanas, como a Google, Microsoft, Tesla etc, quando as small caps, ou seja, as empresas que estão apenas começando no mercado e ainda não possuem grande patrimônio. Uma das vantagens desse tipo de ETF é que podemos ganhar com o crescimento das pequenas empresas. Mas por outro lado, também há mais chances de empresas dentro do ETF falirem.
Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!
A taxa de administração do VTI é uma das menores do mercado, 0,03%.
A média da taxa de administração dos três ETFs ficaria de 0,05%.
Conclusão
Quando você investe em ETFs de regiões diferentes, você tem mais flexibilidade para escolher a porcentagem de cada mercado que você quer se expor.
Por outro lado, investir em apenas um ETF oferece muito mais facilidade na hora de investir. Se você está de acordo com a divisão de 64% de exposição ao mercado norte americano e o restante para o mercado mundial, o VT pode ser uma boa opção.