Site icon Super Econômica

Reserva de emergência: os primeiros passos

dinheiro money

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre o primeiro passo que o investidor iniciante deve dar ao começar sua jornada: a construção de uma reserva de emergência.

Reserva de emergência: primeiros passos

Ao longo da nossa vida, sempre ocorrem aqueles momentos inesperados que vão precisar de algum dinheiro. Dentre essas situações estão: problemas de saúde, parentes precisando de dinheiro, máquinas de lavar quebrando ou até perda de emprego.

Para esses momentos difíceis, é sempre bom ter guardado um montante de dinheiro que você possa tirar a qualquer momento e que ainda fique rendendo quando você não estiver precisando dele.

Por isso, os melhores lugares para colocar sua reserva de emergência são em investimentos com boa liquidez. Ou seja, essa reserva deve estar na sua mão o mais rápido possível sem que você precise perder dinheiro com essa retirada.

Investimentos para uma reserva de emergência

Para isso, existem algumas opções de investimentos que são seguros, têm uma boa rentabilidade e uma liquidez diária (você pode tirar a qualquer momento), eles são: Tesouro Selic e CDBs de liquidez diária.

Há também outras formas de obter liquidez diária através de Fundos de Renda Fixa, mas eu acho mais rápidas e práticas as duas primeiras opções.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um investimento do Governo Federal que está dentro do pacote do Tesouro Direto. Ao investir no Tesouro Selic, você estará emprestando dinheiro ao governo e ele pagará juros sobre esse empréstimo. Mas, você deve estar se perguntando, “com todos esses escândalos de corrupção política, será que o governo vai mesmo me pagar? Será que eles não vão surrupiar meu dinheiro?”.

Calma!

Os principais investidores do Tesouro Nacional são os grandes bancos, se o governo não honrar seu compromisso de pagar os juntos do Tesouro, quebraria o país inteiro.

Além disso, o governo é o único órgão que pode imprimir mais papel moeda para pagar suas dívidas (o que pode causar inflação, mas, mesmo assim, ele será obrigado a pagar seu dinheiro). Por causa de tudo isso, dizemos que os títulos públicos do Tesouro Nacional são os investimentos mais seguros do país.

O tesouro Selic tem liquidez diária, mas como o processo de compra e venda dos títulos públicos é feito através de corretoras, você pode pedir o resgate em um dia e o dinheiro estará na sua conta no outro dia.

Você pode também ler nosso artigo comparando a Poupança e o Tesouro Direto.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

Se você quiser liquidez imediata, a saída são os CDBs de liquidez diária.

CDB significa Certificado de Depósito Bancário e eles são como os bancos recolhem dinheiro para fazer os empréstimos. Assim, ao investir em um CDB, você está emprestando dinheiro ao banco e ganhando juros em cima.

Os CDBs de bancos pequenos são os melhores porque possuem os melhores retornos. É sempre bom procurar um CDB o mais próximo de 100% do CDI (que é a taxa de empréstimo entre os bancos). Sempre procure um CDI o mais próximo ou maior que 100%. O CDI é a meta ideal que todo o CDB quer chegar e até ultrapassar.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Ao fazer seu investimento em um CDB de liquidez diária. O dinheiro resgatado estará na sua conta na mesma hora. Os CDBs são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é um fundo de garantia que se o Banco que você investiu quebrar, você terá até 250 mil reais seguros. Então, é importante não colocar mais que esse valor em um CDB de uma instituição só.

Aqui no Blog, já escrevi um artigo completo sobre CDBs e outros investimentos de Renda Fixa.

Conclusão

Enfim, essas foram as opções para as reservas de emergência. Quando você começar a investir, verá o poder dos Juros Compostos te ajudando a chegar mais perto dos seus objetivos.

Está iniciando no mundo dos investimentos e ainda tem medo de investir? Sugiro a leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre. Esse é um livro bem gostoso de ler e proporciona uma mudança incrível no nosso modo de pensar sobre o dinheiro. 

Gostou do artigo? Comente suas dúvidas aqui embaixo. Ficarei feliz em responder.

Obrigada!

Exit mobile version