Quando coisas imprevisíveis acontecem, nossa vida financeira vai de cabeça para baixo. Mas na verdade essas coisas que não pensamos que acontecerão, sempre acontecem!
Mas como podemos estar preparados para imprevistos, principalmente falando sobre nossa vida financeira? Existem dois passos que são muito eficazes para ter um controle maior sobre os imprevistos.
Primeiramente, precisamos gastar menos do que ganhamos. O ideal é gastar apenas 70% do seu salário com seu custo de vida, isso é, seus gastos fixos (contas, aluguéis, etc) e seus gastos com diversão. Existem pessoas, que estão a mais tempo investindo e poupando, que gastam apenas 30% do seu salário com custo de vida. Mas isso vai depender das suas prioridades e seu salário. A meta dos 70% é interessante, pois lhe permite ter dinheiro sobrando para investir, e caso precise desse dinheiro em algum momento, você pode usá-lo sempre que precisar, sem tocar em sua poupança.
Além disso, é importante enfatizar que quando você investe, sua renda também aumenta. Dessa forma, cada mês você vai ter mais dinheiro entrando na sua conta e a porcentagem dos seus gastos vai diminuindo.
Quer aprender os 10 passos para ficar rico? Temos um livro que vai te ensinar o caminho!
A próxima etapa é ter uma reserva de emergência. Muito se fala sobre como deve ser uma reserva, mas isso vai depender de você. Eu gosto de ter seis meses do meu custo de vida investidos em um CDB de 100% do CDI. Esse investimento é rápido de ser sacado, se eu precisar dele, e ainda mantém meu dinheiro com uma rentabilidade melhor que a poupança. Em um país com a inflação do Brasil, temos que proteger nossa reserva também, se não logo ele não poderá pagar por nada. É por isso que prefiro um CDB do que a poupança.
Porém, se você ainda está começando e ainda tem medo de colocar seu dinheiro em qualquer tipo de investimento, não vejo problemas em usar a poupança. Eu mesma comecei com a poupança, antes de ter coragem suficiente para abrir uma conta em uma corretora. O mais importante é começar agora, mesmo que você ainda esteja com medo, e queria colocar apenas 100 reais no CDB. Pois no fim das contas, todos nós sabemos que uma hora chove!