O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é o seguro dado ao investidor para alguns produtos de Renda Fixa, como o CDB, a LCI, a LCA e a poupança. Este seguro também protege o dinheiro que está em conta corrente, pois esse é considerado crédito. Mas você já se perguntou se todo o CDB é garantido pelo FGC?
Todo o CDB é garantido pelo FGC?
Para tirar essa dúvida, precisamos pensar em como nosso sistema financeiro é estruturado.
Para emitirem CDBs (ou produtos de Renda Fixa em geral), as corretoras ou bancos precisam estar associadas ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). O SFN é composto por sistemas normativos e operadores. Os operadores são as instituições que oferecem operações financeiras no Brasil, como bancos e corretoras. O SFN é regulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que também proporciona direitos e deveres para as instituições financeiras brasileiras.
Pelo seu poder regulador, o CMN autorizou em 1995 a construção de uma entidade privada que fornecesse proteção para os investimentos, essa entidade foi o FGC.
Desde então, o FGC contribui para a manutenção da estabilidade do SFN. Essa contribuição é feita através da assistência para bancos e corretoras na oferta de seus serviços. Os bancos e corretoras contribuem regularmente para o FGC e ele oferece assistência financeira no caso de falência ou algum problema financeiro.
Dito isso, CDBs, por serem emitidos por instituições financeiras que fazem parte do SFN, são garantidos pelo FGC.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Conclusão
Neste artigo, mostramos que todo o CDB é garantido pelo FGC. Além disso, saber mais sobre como o nosso sistema monetário funciona nos ajuda a perder o medo de investir e nos torna investidores mais conscientes. E podemos perceber que existe toda uma estrutura pronta para auxiliar o investidor na hora do desespero.
Gostou do artigo de hoje? Aprendeu sobre o CDB e o Sistema Monetário Nacional? Comente aqui embaixo!
Obrigada!