Várias notas de cem dólares

Quando começamos a investir no exterior abrimos um leque de opções para novos tipos de investimentos internacionais. No artigo de hoje vamos ver alguns desses ativos e quais são suas características.

Quais são os tipos de investimentos internacionais?

Bonds

Bonds são os ativos de renda fixa do exterior. Eles podem ser emitidos pelo governo ou por empresas privadas. Quando compramos bonds, sabemos exatamente para quem estamos “emprestando” nosso dinheiro. 

No ato da compra também é definido quanto de juros vamos ganhar, se um bond tem 4% de juros, então anualmente sabemos que receberemos aquele valor sem surpresas. Por isso dizemos que esse é um investimento previsível. Além disso, todos bonds têm uma data em que esse título vai vencer e que iremos receber nosso dinheiro de volta.

O maior risco deste ativo é o risco de calote, ou seja, que a empresa não pague nosso dinheiro de volta. Por isso devemos prestar atenção para quem estamos emprestando o dinheiro.

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Stocks

Stocks são ações. Elas também podem aparecer pelo nome de “equities” ou “securities”. De forma simples, stocks são partes de uma empresa que são negociadas na bolsa de valores.

Diferentemente do Brasil, no exterior as ações são negociadas em unidade. Assim, podemos comprar apenas uma ação, se desejarmos. Podemos ter acesso a diversos tipos de empresas quando investimos lá foram. Essa gama abrange tanto as maiores empresas do mundo, como a Amazon, Google,e Facebook quanto empresas que pode ser promissoras como a Uber, Airbnb, Duolingo e outras.

Reits

REITs (Real Estate Investment Trusts) são empresas que têm a maioria dos ativos no setor imobiliário e coletam aluguéis de propriedades comerciais ou residenciais. Esse investimento é muito parecido com os Fundos Imobiliários (FIIs) que são negociados aqui no Brasil.

Diferentemente dos FIIs, os REITs não distribuem rendimentos mensais, mas sim semestrais. Também diferentemente dos FIIs brasileiros, os REITs são empresas, muitas delas de grande porte, com uma grande quantidade de ativos e em dinheiro investido nesse mercado. Além disso, REITs podem adquirir dívidas (alavancagem) para crescerem mais. Lá fora também existem diversos setores que os REITs investem como centro de convivência para idosos, plantações de eucalipto, torres de telefonia, propagandas em ônibus e muitas outras. 

Mutual funds

Mutual Funds (ou Fundos Mútuos) são cestas de stocks ou de bonds que são administrados ativamente em forma de fundos de investimento. Os administradores do fundo constroem um portfólio de investimentos a dedo e captam recursos de  investidores interessados.

Podemos ganhar dinheiro com Mutual Funds através de dividendos ou juros pagos pelos investimentos, pela valorização desses investimentos e pela administração ativa (que vende e compra ativos).

Os mutual funds têm as vantagens de serem diversificados, possuírem uma administração profissional do portfólio, e a possibilidade de investir em ativos que necessitem de um montante maior do que o investidor pequeno teria. 

Porém, a grande desvantagem desse ativo são as altas taxas de administração que acabam reduzindo os lucros. Além disso, o administrador profissional pode errar nas análises e perder recursos do fundo. E mesmo perdendo dinheiro, as despesas mensais que o investidor paga ao fundo continuarão as mesmas.

ETFs

ETFs (Exchange-Traded Funds) são conjuntos de vários investimentos, como stocks, bonds, commodities, etc. Esse pacote de investimentos segue algum índice, como o S&P 500, Dow Jones, Russell 2000, etc.

Os ETFs são negociadas nas bolsas de valores como se fossem uma stock ou um REIT. Por causa disso, o preço dos ETFs vão variar no decorrer do dia, quando pessoas estiverem comprando e vendendo. 

ETFs são investimentos passivos, ou seja, não existe um gestor que faz a escolha dos investimentos dentro de um ETF. Esse investimento apenas acompanha a posição das empresas em um determinado índice de referência. ETFs são diversificados, transparentes, líquidos e possuem taxas muito baixas.

Aqui no blog temos um artigo sobre os principais ETFs dos Estados Unidos.

Conclusão 

Esses foram os principais tipos de investimentos internacionais. Além de ter uma diversificação em outra moeda, ainda podemos diversificar com outros ativos que não são comuns aqui no Brasil. Mais ainda, podemos ter acesso a grandes economias como a dos Estados Unidos.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.