Quando começamos a investir, não entendemos muito bem os termos do mercado financeiro. Um dos termos mais utilizados é o “mercado secundário“. No artigo de hoje vamos entender o que é esse mercado e como podemos utilizá-lo.
O que é o mercado secundário?
O mercado secundário é o nome que se dá quando investidores compram e vendem ativos entre si. Os emissores dos ativos – empresas, fundos etc- devem primeiro se submeter a um IPO, sigla em inglês para Oferta Pública Inicial, para lançar seus ativos a mercado.
Assim, os ativos que são negociados no mercado secundário, foram lançados primeiramente em um IPO, ou uma oferta privada, se o emissor tiver negociado diretamente com investidores específicos.
No mercado primário, a negociação acontece diretamente entre o emissor e o investidor. Por exemplo, no IPO de uma empresa, investidores compram ações diretamente desse negócio. O dinheiro da vendas das ações vai direto para o caixa da empresa.
De um certo modo, podemos dizer que o mercado primário é onde ativos financeiros são “criados”. Produtos de renda fixa, como CDBs e debêntures são negociados em maioria no mercado primário, ou seja, investidores negociam diretamente com o banco ou empresa que está emitindo esse ativo. Investir no Tesouro Direto, por exemplo, é uma negociação no mercado primário, pois estamos comprando diretamente do emissor, no caso, o governo.
Diferentemente de títulos de renda fixa, no qual podemos vender de volta para o órgão emissor na data de vencimento ou mesmo antes dela, as ações não são resgatáveis, nem possuem data de vencimento. Logo, os investidores das ações devem vendê-las para outros investidores. E essa negociação é feita no mercado secundário.
A bolsa de valores é um ambiente onde o mercado secundário pode se manifestar. Outros exemplo desse ambiente é o mercado de balcão, um ambiente de negociação menos regulamentado do que a bolsa.
A bolsa de valores pode ser acessada através do home broker das corretoras. O home broker é um sistema onde podemos lançar nossas ordens de compra e de venda para a bolsa de valores. Algumas corretoras também fazem a negociação de alguns ativos do mercado de balcão em seu home broker.
Uma das principais funções do mercado secundário é fornecer liquidez para os investidores. Desse modo, quem compra uma ação no IPO pode ter a oportunidade de vender esse ativo quando desejar.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Conclusão
O mercado secundário ocorre quando investidores negociam ativos entre si. Um dos principais mercados secundários é a bolsa de valores. Podemos comprar e vender ativos na bolsa de valores através do home broker das corretoras.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.