Site icon Super Econômica

3 motivos para viver de renda com FIIs

blog super econômica fiis

 

Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) são um produto no mercado de capitais que permitem ao investidor desfrutar do mercado imobiliário através da Bolsa de Valores. No artigo de hoje, vamos falar de 3 vantagens de viver de renda com FIIs.

Segundo o site da Suno Research, uma das casa de análise mais respeitadas do Brasil, o desempenho do IFIX, índice dos FIIs foi bem maior do que o desempenho do Ibovespa, índice de ações. O gráfico abaixo, retirado do site da Suno, mostra em azul a linha de crescimento do IFIX, em detrimento da linha vermelha do Ibovespa.

Além desse crescimento excelente nesses últimos anos, os FIIs possuem outras qualidades interessantes para o investidor que quer viver de renda:  

1 – Pagamento de dividendos mensais

Por lei, os FIIs devem distribuir semestralmente 95% do lucro daquele período. Mesmo que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regulariza o mercado de FIIs, tenha determinado essa distribuição para um período semestral, ficou convencionado no mercado que os pagamentos sejam feitos de modo mensal. Assim, a maioria dos FIIs distribuem os lucros do período para seus cotistas todo o mês.

Dessa forma, você terá a sensação que está recebendo seu tradicional salário, se tivesse trabalhando como CLT, ficando mais fácil de administrar as contas domésticas.

Além disso, o Dividend Yield, que é a relação do lucro pago e o valor do FII, pode chegar a 8% em alguns fundos, valor esse bem mais alto do que o Yield do mercado de ações, que em média, chega a 3 ou 4%. Ou seja, mensalmente, o retorno é bem maior.

2 – FIIs não são tão voláteis quanto ações.

O investidor de FIIs (um produto de renda variável) verá seu patrimônio sofrer pequenas alterações por causa das negociações no mercado secundário. Essas oscilações não afetam o rendimento mensal, mas podem ajudar a criar oportunidade de compra de cotas por um preço mais baixo (lembre-se: mercado em baixa é hora de comprar). Comparando as ações com os FIIs, estes são bem mais estáveis e é muito mais confortável acompanhar seu patrimônio sem ver as oscilações bruscas do mercado acionário. O gráfico abaixo, também tirado do site da Suno Research, compara a volatilidade do FIIs (linha azul) com a volatilidade do mercado acionário (linha preta).

Embora as altas e baixas venham a acontecer, elas serão bem mais amenas.

3 – Se por acaso seu FII “falir”, você não perde seu dinheiro

É muito raro um FII deixar de existir, porém se por acaso isso ocorra, ainda há um imóvel como ativo daquele fundo. Dessa forma, se um FII “falir”, os imóveis que compõem a carteira do fundo serão vendidos e os cotistas terão seu patrimônio de volta proporcional ao número de cotas que possuíam. Então, na pior das hipóteses, não tem perigo de ficar sem nada nesse mercado.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Conclusão

O mercado de FIIs possibilita várias comodidades para o investidor, além de ser muito menos trabalhoso do que comprar um imóvel “inteiro”, com apenas 100 reais já se pode ter cotas de FIIs, fazendo com que esse investimento seja bem mais acessível ao pequeno investidor. Além disso, os dividendos recorrentes, a baixa volatilidade e a segurança do mercado imobiliário são fatores que devem ser considerados na construção de um bom portfólio de renda.

Para entender mais sobre o mercado de FIIs, a Suno também lançou o livro o Guia Suno Fundos Imobiliários, um livro introdutório sobre esse mercado. 

Gostou do artigo de hoje? Quais as outras vantagens que você vê no mercado de FIIs? Comente aqui embaixo!

Obrigada!  

Exit mobile version