O lucro que uma empresa gera é muito importante para os acionistas, pois esse valor é que vai remunerá-los no final do dia. O LPA é uma maneira de verificar quanto esse lucro representa nas ações da empresa.
O que é LPA?
O lucro por ação (LPA) é um indicador que relaciona o lucro líquido da empresa com a quantidade de ações que ela tem em circulação.
O lucro líquido é o capital utilizado para remunerar os investidores. Trimestralmente, as empresas calculam quanto elas tiveram de receita (dinheiro das vendas). Essa receita vai ser subtraída por todos os impostos e custos que a empresa teve que pagar. No final dessa subtração, o que sobra é o lucro líquido.
As empresas têm um número de ações distintas. Algumas possuem mais outras possuem menos, esse número vai depender apenas da empresa. Quando o preço de uma ação está muito valorizado, por exemplo, a empresa pode fazer o desdobramento e transformar uma ação em duas ou mais. Assim, o valor que aquela ação estava sendo negociada é dívida pelo número de partes que a empresa definiu. Isso causa mais liquidez, pois fica mais fácil comprar e vender ações daquele negócio.
Para calcular o LPA, dividimos o lucro líquido pelo número de ações.
LPA = Lucro líquido / número de ações
Para exemplificar, podemos dizer que uma empresa que teve R$ 30.000 de lucro líquido e tem 15.000 ações em circulação tem o LPA de R$ 2.
LPA = 30.000 / 15.000 = 2
Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.
Para que serve o LPA?
O LPA é utilizado no cálculo do P/L (Preço/Lucro), um indicador muito utilizado para analisar o real valor de uma ação.
Quando tivermos comparando os LPA, devemos ter em mente que precisamos usar negócios do mesmo setor. Para a comparação fazer sentido. Além disso, o número de ações que a empresa possui também afeta esse indicador, logo devemos procurar essa informação antes de tomar qualquer decisão de compra.
Conclusão
O LPA é índice que calcula quanto cada ação representa do lucro líquido da empresa. Ele é muito usado para calcular o P/L, uma dos múltiplos usado para o valuation comparativo de ações.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.