Para uma empresa ser economicamente saudável seus gastos devem ser menor do que seus ganhos. Assim, se uma empresa estiver queimando caixa, normalmente, é melhor ficar longe dela. No artigo de hoje vamos ver um dos indicadores para analisar uma ação: o patrimônio líquido.
O que é patrimônio líquido?
Patrimônio líquido é a riqueza efetiva de uma empresa, ou seja, o que ela realmente tem. Esse indicador é o montante que uma empresa possui depois que são subtraídos seus passivos dos seus ativos.
Passivos financeiros são todos os gastos de uma empresa, como compra de máquinas, pagamentos de funcionários e dívidas.
Já os ativos financeiros são todo o dinheiro que entra, como venda de produtos, patentes, royalties e dívidas a receber. Também são contabilizados nos ativos os equipamentos e materiais de escritório da empresa, como computadores, mesas, máquinas, carros etc.
Assim, podemos entender o patrimônio líquido de uma empresa de forma bem simples:
Patrimônio líquido = ativos – passivos
Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.
Obrigação das empresas
As empresas listadas na bolsa de valores são obrigadas a fazer balanços patrimoniais para publicar ao mercado. Nesses balanços são destacados claramente todos ativos e passivos, além do patrimônio líquido.
Além de ser obrigatório, esses documentos ajudam aos gestores da empresa enxergarem a lucratividade do negócio.
A forma de calcular os valores dos ativos, passivos e patrimônio líquido é feita da seguinte maneira: o contador ou empresário vai imaginar que sua empresa faliu, assim, ele vai ter que transformar todos os bens da empresa em dinheiro, ou seja, vai arrecadar todo o dinheiro em contas corrente ou vender os materiais físicos, como computadores, máquinas industriais etc. Com esse dinheiro em mãos, a empresa vai pagar todas suas dívidas para todas as pessoas ou empresas que estava devendo. Após isso, se tem o patrimônio líquido.
Essa situação hipotética é importante para contabilizar tudo que a empresa tem e tudo que ela deve.
Como entender o patrimônio líquido
Depois desse cálculo, se o patrimônio líquido da empresa for positivo, significa que ela é saudável, ou seja, ela é uma empresa rentável.
Já se a empresa tem um patrimônio líquido negativo, ela é uma empresa que está com dificuldades, logo, ela pode não ser uma boa opção de investimento.
Um dos propósitos das empresas é criar lucro e crescer no seu mercado. Quando isso não está acontecendo pode indicar uma má gestão empresarial, que, na pior das hipóteses, pode levar a falência da empresa. Essa é uma situação que nós, investidores, não queremos para o nosso portfólio de investimentos.
Conclusão
O patrimônio líquido mostra se uma empresa é rentável ou não. Um patrimônio líquido negativo pode indicar que a gestão da empresa está tendo problemas em criar lucro.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.