O que é desdobramento?

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é desdobramento e como esse movimento pode ajudar a tornar no mercado de capitais mais acessível.

O que é desdobramento?

Desdobramento é o ato de divisão de uma ação em várias. Quando as empresas fazem seus IPOs (ofertas públicas iniciais), elas disponibilizam um certo número de ações para serem compradas pelo público. Nesse movimento, a empresa deixa de ser de capital fechado e passa a ser uma empresa de capital aberto, no qual todas as pessoas podem se tornar acionistas. 

O desdobramento ocorre, normalmente, quando a ação está sendo negociada por um preço muito alto, fazendo com que ela seja menos acessível para todos os investidores.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Um caso recente de desdobramento aconteceu com a empresa Magazine Luiza (MGLU3). As suas ações estavam sendo negociadas em um patamar de 230 reais e foram divididas em 8 ações. 

Lembrando que aqui no Brasil, as ações são negociadas em lotes de 100 ações no mínimo, os seja, para ser acionistas da Magazine Luiza, por exemplo, teríamos que comprar 100, 200, ou 300 ações por vez. Com esse volume de negociação, um investidor teria que desembolsar no mínimo 23.000 reais, o que não é um valor acessível para todos.

É importante mencionar aqui que, na bolsa de valores de São Paulo, a B3, podemos negociar no mercado fracionário. Neste espaço, ações podem ser negociadas por unidade, ou seja, podemos comprar desde 1 até 99 ações. 

O ponto negativo do mercado fracionário é a falta de liquidez. No mercado comum, onde se negocia em lotes, existe muita liquidez pois várias pessoas compram e vendem ações diariamente. Com muita negociação, há muita liquidez. Porém, com um número menor de pessoas negociando no mercado fracionário, essa liquidez tende a ser baixa.

Embora haja uma pequena liquidez, o mercado fracionário pode ser uma ótima opção para aqueles investidores iniciantes que se dispõem de pouco dinheiro para investir. Além disso, quando se completa um número de 100 ações, já se pode negociar no mercado comum.

Aqui no blog já falamos das implicações do desdobramento de ações,  se é bom ou ruim para os investidores. 

Conclusão 

Desdobramento é a divisão de uma ação em várias ações. Ele acontece para criar liquidez no mercado de capitais e permitir que mais pessoas possam investir. 

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.