analytics 3265840 1280

Para começar a entender sobre educação financeira, precisamos ficar a par de alguns termos importantes, um deles é o ativo financeiro.

O que é Ativo Financeiro?

Ativo financeiro é tudo que gera dinheiro para quem o possui. Esse termo se contrapõem ao passivo financeiro que seria tudo que tira dinheiro. Essa é a definição de Robert Kyosaky, autor do livro Pai Rico, Pai Pobre.

Fica evidente, então, que para ter o controle das finanças, temos que acumular mais ativos do que passivos.

O problema se encontra em saber o que são ativos e o que são passivos. Para muita gente, ter uma casa e um carro são considerados investimento, ou seja, ativos, porém, esses bens estão constantemente tirando dinheiro dos nossos bolsos. Se a casa ou o carro não estão sendo alugados para gerar renda, eles são considerados passivos.

Então, o que seriam ativos? 

A maioria dos ativos são investimentos. Porém, como falamos anteriormente, se o carro e a casa foram usados para locação também são considerados ativos, pois vão estar constantemente gerando dinheiro com os aluguéis.

Para você ter uma boa noção sobre quais são os principais ativos financeiros, fizemos a lista a seguir.

Tipos de ativos financeiros

Ações: pequenas frações de uma empresa que podem ser compradas na Bolsa de Valores.

FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários): pequenas frações de investimentos em imóveis feitos através da Bolsa de Valores.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

Tesouro públicos: títulos oferecidos pelo governo que distribuem juros para quem investe.  Esses títulos englobam o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+. 

Títulos privados: aplicações oferecidas por empresas privadas que oferecem retribuições em juros para quem investe. São exemplo de títulos privados as debêntures, CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, etc.

Patentes: propriedade intelectual que pode ser comercializada pelo seu criador. Exemplo de parentes são livros, cursos, músicas, etc.

Existem ainda outros tipos de ativos financeiros, porém listamos apenas os principais para você ter uma ideia da abrangência de formas que podemos nos utilizar para gerar renda.

Conclusão 

Adquirir ativos financeiros é importante para quem quer acumular riquezas e não ter problemas financeiros. Existem várias formas de se criar ativos financeiros, tudo vai depender dos conhecimentos de cada um.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.