Site icon Super Econômica

Fundos de índice de baixo custo

markus winkler IrRbSND5EUc unsplash

 

Um bom modo de começar a investir é usando fundos de índices. Esses ativos vão seguir algum índice do mercado e nossa carteira de investimentos fica no modo passivo, assim não precisamos acompanhar constantemente os ativos da carteira. 

No artigo de hoje vamos conhecer 3 fundos de índice de baixo custo.

Fundos de índice de baixo custo

PIBB11

O PIBB11 é o ETF mais barato da bolsa de valores brasileira. Sua taxa de administração é de 0,059%, que é bem similar a taxas de ETFs americanos.

Na verdade, o PIBB11 foi o primeiro ETF brasileiro. Ele  surgiu em 2004 com uma oferta pública de ações da carteira do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Hoje em dia, o PIBB11 ainda continua sendo negociado na bolsa de valores brasileira, a B3. Ele segue o índice IBrX-50, que inclui as 50 ações mais negociadas e representativas na B3.

Assim, podemos dizer que o PIBB11 investe nas maiores empresas do Brasil, como o Itaú, a Vale, a Petrobrás, etc.

No longo prazo, o PIBB11 teve um desempenho bem parecido com o IBOVESPA, principal índice do mercado brasileiro.

Por sua taxa de administração  atraente,  ele é um dos ETFs mais líquidos da bolsa, logo fica fácil comprar e vender cotas de PIBB11.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

IFIE11

O  IFIE11 é o fundo imobiliário do Banco  Inter que segue os 30 maiores FIIs de tijolo no mercado. Logo, ele possui em sua carteira fundos de shopping, lajes corporativas, logística, etc. Ele foi uma revolução no mercado pois até então não tínhamos um fundo de índice no mercado de fundos imobiliários.

O que era praticado no mercado de FIIs eram fundos de fundos (FOFs) com gestão ativa, ou seja, gestores escolhendo quais FIIs comprar e quais vender.

O IFIE11 tornou o mercado de FOFs mais acessível, pois sua taxa de administração é de 0,30%.  A grande parte dos FOFs possuem taxas em torno de 0,60% e ainda cobram taxa de performance quando possuem grandes ganhos.

O IFIE11 segue passivamente o índice IFI-E distribuindo dividendos mensais. Embora o fundo seja novo, ele já possui uma base muito grande de cotistas e, por isso, sua liquidez é bastante alta.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

BIVB39

No dia 30 de novembro de 2020, a B3 liberou BDRs de ETF. Logo, quem quiser investir em ETFs americanos pode comprar uma BDR aqui no Brasil e usufruir deste veículo. 

ETFs americanos são bem mais baratos do que os brasileiros e fornecem uma grande diversificação de empresas 

Assim, para comprar um fundo de índice barato no brasil,  podemos comprar cotas de BIVB11, BDR do ETF IVV, um dos maiores fundos americanos. 

O IVV segue o S&P 500, abrangendo as maiores empresas dos Estados Unidos, como Apple, Microsoft, Amazon, etc. Esse ETF tem uma taxa de administração de 0,03%, a menor taxa do mercado.  Quando investimos por meio de BDRs, temos que pagar 5% de taxa sobre os dividendos e 15% de IR quando vendemos com lucro.

Esses foram alguns meios que podemos investir em fundos de índice com um baixo custo, com o desenvolvimento do mercado brasileiro, podemos esperar mais e mais ativos eficientes.

Exit mobile version