Fundos de fundos (FOFs) são um dos tipos de FIIs que podemos ter acesso na bolsa de valores. No artigo de hoje, vamos entender como esses ativos funcionam e quais são suas vantagens e desvantagens.
FOF: o ativo que possui vários FIIS
FOFs (Funds of funds) são fundos imobiliários que compram e vendem cotas de outros FIIs em busca de lucros. Eles são os FIIs mais diversificados do mercado pois não se focam apenas em um setor. Assim, um FOF pode comprar cotas de FIIs de shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos, fundos de papel, etc.
Características dos FOFs
Por essa grande diversificação, os FOFs são os mais procurados por investidores iniciantes que querem começar a se expor aos mercado de FIIs mas correndo pouco risco. Isso ocorre pois quando você compra uma cota de um FOF você vai está comprando 30, 40 fundos imobiliários diferentes. Essa diversificação dilui o risco de vacância física e financeira.
Uma particularidade da estrutura dos FOFs é que eles só podem negociar FIIs que estejam listados na bolsa de valores, logo os FIIs negociados em mercado de balcão não podem ser adquiridos por eles.
O mercado de balcão é onde negociações de venda e de compra acontecem fora da bolsa de valores. Esse ambiente também é conhecido como mercado descentralizado, pois as negociações são feitas entre duas partes sem que o mercado todo fique sabendo.
Muitos FIIs são negociados no mercado de balcão, como ANCR11B (Ancar IC), ARFI11B (Áquilla Renda), BBFI11B (BB Progressivo), BMLC11B (BM Brascan Lajes Corporativas), DRIT11B (Multigestão Renda Comercial), ELDO11B (Eldorado), etc.
Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.
Desvantagens dos FOFs
A grande desvantagens dos FOFs é a mesma desvantagem de qualquer fundo de gestão profissional. Podem haver erros de análise e o FOF pode perder dinheiro comprando um ativo que não teve um rendimento interessantes ou não se valorizou na bolsa de valores.
Além disso, o mercado de FIIs é um pouco pequeno se comparado com o mercado de ações, logo as escolhas dos gestores de FOF serão um pouco limitadas. Essa desvantagem tende a diminuir com o tempo, quando o mercado ficar maior, como podemos ver com os REITs nos Estados Unidos.
Outro ponto importante a se observar é que quando se compra um FOF está pagando duas vezes mais taxas de administração, pois existem as taxas dos FIIs comprados e as taxas do FOF em si. Dessa forma, se o gestor não realizar lucros significativos com a compra e venda de ativos, o FOF acaba perdendo para a performance do mercado
Lista de FOFs negociados na B3
AQLL11 Áquilla
BCFF11 BTG Pactual Fundo de Fundos
BCIA11 Bradesco Carteira Imobiliária Ativa
BPFF11 Brasil Plural Absoluto Fundo de Fundos
CRFF11 Caixa Rio Bravo II
CXRI11 Caixa Rio Bravo
FOFT11 Hedge TOP FOFII 2
HFOF11 Hedge Top FOFII 3
HGFF11 CSHG Imobiliário FOF
KFOF11 Kinea FII
MGFF11 Mogno Fundo de Fundos
OUFF11 Ourinvest Fundo de Fundos
RBFF11 Rio Bravo IFIX
RBRF11 RBR Alpha Fundo de Fundos
TFOF11 Hedge TOP FOFII
Conclusão
Fundos de fundos, ou FOFs são FIIs que geram renda negociando outros FIIs. Esse ativo é muito diversificado e oferece uma boa oportunidade de exposição para investidores. Embora seja necessário avaliar a performance de um FOF antes de investir nele.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.