Gráfico com uma seta subindo

 

Quem investe em ações para o longo prazo deve ter uma visão ampla sobre o que está acontecendo dentro da empresa antes de fazer seus primeiros aportes. No artigo de hoje vamos falar sobre o que é o fluxo de caixa e como podemos entender como o capital de um negócio está sendo utilizado.

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é o valor financeiro líquido de capital que entra e sai do caixa da empresa em um determinado período de tempo. O caixa é todo o dinheiro disponível para ser usado imediatamente por um negócio, ou seja, ele não está “preso” em nenhum investimento ou ativo físico.

O fluxo de caixa é usado pelos administradores das empresas para controlar as movimentações de entrada e saída de dinheiro. Através dessa visão, os administradores dos negócios podem prever os resultados financeiros da empresa e melhorar seu desempenho.

Empresas listadas em bolsa de valores são obrigadas a divulgar seus fluxos de caixa para o mercado em geral.

Para quem investe em ações, é importante entender como a empresa está usando esse dinheiro disponível. Para isso existe um documento específico que podemos estudar o fluxo de caixa de uma ação: o Demonstrativo do Fluxo de Caixa.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Demonstrativo do Fluxo de Caixa

O Demonstrativo do Fluxo de Caixa mostra todas as transações que a empresa fez com sua conta-caixa, que é o dinheiro utilizado para realizar as operações da empresa.

Essa demonstração é dividida em três partes:

Fluxo de Caixa operacional: tem haver com o operacional da empresa, contabilizando o que ela pagou para fornecedores, funcionários e vendedores, contas de água ou luz das fábricas etc. Como esse tópico envolve as operações da empresa, quando ela vende seus produtos e serviços existe uma entrada no fluxo de caixa operacional; quando ela paga a conta de energia da fábrica ou o salário dos funcionários existe uma saída deste fluxo de caixa.

Fluxo de Caixa de investimento: são todos os investimentos feitos pela empresa, como dinheiro investido em renda fixa, ativos comprados, como máquinas, automóveis, etc. Assim, quando a empresa faz um investimento em um CDB de uma banco, esse dinheiro é registrado como uma saída no fluxo de caixa de investimento; quando ela resgata esse investimento, ele é mercado como uma entrada. 

Fluxo de Caixa de financiamento: mostra os financiamentos do caixa da empresa com terceiros ou com os sócios. Assim, se a empresa faz ou paga um empréstimo, o dinheiro vai ser contabilizado no fluxo de caixa de financiamento. O pagamento de dividendos e Juros Sobre Capital Próprio (JCP) e a emissão de novas ações também ficam nessa sessão. 

No Demonstrativo do Fluxo de Caixa também temos o fluxo de caixa total que é a soma dos três fluxos de caixa anteriores.

Conclusão 

O Fluxo de caixa envolve todas as transações feitas com o dinheiro imediatamente disponível de uma empresa. Ele mostra para os investidores como está administrando esse dinheiro através do Demonstrativo do Fluxo de Caixa, que abrange tanto as transações operacionais quanto os investimentos e os financiamentos.

Um bom livro para entender mais sobre os documentos contábeis de uma empresa é o Guia Suno Contabilidade para investidores. O livro traz um apanhado dos principais demonstrativos das empresas como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, a DRE e o balanço patrimonial.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.