Está procurando como usar o cartão de crédito melhor? No artigo de hoje, vou falar um pouco da minha estratégia para ter mais controle sobre os gastos e poder economizar mais, tudo isso utilizando o cartão de crédito.
Como usar o cartão de crédito melhor
O cartão de crédito pode ser seu melhor aliado ou seu maior inimigo e tudo isso vai depender da maneira como você utiliza ele no seu dia a dia. Também vai depender do cartão de crédito que utiliza. Por exemplo, você pode ter um cartão sem taxas ou sem anuidade. Aqui no blog, escrevemos um artigo sobre os vários tipos de contas correntes que não se gasta nada para manter. Algumas dessas contas oferecem cartões sem custos.
Atualmente, utilizo apenas dois cartões de crédito digitais sem anuidade. Eles me permitem alternar a cada mês e manter um registro dos meus gastos em tempo real.
Dicas para economizar
Só conseguirmos enxergar se estamos gastando demais em alguma área da nossa vida, se mantermos esses gastos anotados e a nossa vista. Com relação a essa atitude, o cartão de crédito é um ótimo “anotador de gastos”. Através da fatura do cartão, você pode ver todas as compras que você fez, em qual dia, em qual local e quanto você gastou.
Criar o hábito de olhar a fatura toda a vez que ela chega é uma boa maneira de identificar onde você está gastando mais.
Por exemplo, ao olhar a fatura do meu cartão de crédito pelo App, descobri que 60% das minhas despesas estavam vindo de gastos em restaurantes. Ao observar que estava gastando muito por causa disso, comecei a cozinhar mais em casa e meus gastos no cartão caíram pela metade. Para não sofrer com a “abstinência“, me programei para comer em restaurantes apenas em situações especiais e com amigos.
Tenhas apenas a quantidade de cartões que você REALMENTE precisa
Como disse no começo do artigo, utilizo 2 cartões de crédito: o Nubank e o Digio. Eles são cartões sem anuidade e pode ser pedidos pela internet. Como aprecio muito a comodidade de fazer as coisas pelas internet e não vejo razão por pagar taxas de anuidade, esses cartões foram os que eu mais me identifiquei.
Os dois proporcionam um App que permite o acompanhamento em tempo real de todos os gastos que foram feitos.
Na minha logística, utilizado um cartão por mês. Isso acontece pois calculo um limite de quanto posso gastar naquele cartão por mês e através do App coloco o limite que planejei para ser o limite do próprio cartão. Assim, terei que me conter em gastar apenas aquele montante. Lógico que é bom colocar uma gordurinha a mais, para meses que você precisa de um pouco mais de dinheiro.
Mas em caso de emergências grandes, é sempre bom ter uma reserva de emergências em um investimento de liquidez diária, como já falamos aqui no blog.
Minha estratégia de economia também envolve investir todo o dinheiro que recebo, depois que paguei as contas e separei um pouco de dinheiro físico para alguns gastos específicos do dia a dia. Fora isso, não faço nenhuma compra usando o débito ou dinheiro físico. Tento comprar tudo que preciso com o cartão de crédito, assim, no fim do mês terei todos os meus gastos anotados e saberei com que gastei cada coisa.
Mas você pode estar se perguntando, até para comprar um tridente você usa o cartão de crédito?
Sim!
A ideia é ter TODOS os gastos anotados. Assim, posso saber se estou comprando tridentes demais.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Última etapa
Depois de usar o cartão de crédito para todas as compras, chegou a hora de fazer os cortes necessários. Localize os gastos que você se sente confortável de cortar e substitua eles por maneiras criativas de economizar.
Por exemplo, eu cortei as saídas ao restaurante por comidas caseiras feitas por mim. Tirei algum tempo aprendendo a cozinhar meus pratos favoritos, assim eu teria a comida que gosto por um preço mais barato. Além de poder incrementar como mais ou menos ingredientes que aprecio.
Por fim, mas não menos importante, ou essa pode ser a coisa mais importante desse artigo: NUNCA, NUNCA pague a conta do cartão de crédito atrasada! Esse é o maior erro que vários brasileiros cometem. Os juros dos cartões de créditos são mais altos do que qualquer coisa, e eles só vão se acumulando e criando uma monstruosa bola de neve, como explicamos no artigo sobre juros compostos.
Conclusão
Essas são as técnicas que utilizo para economizar utilizando o cartão de crédito. Ver os gastos e agir sobre eles de forma inteligente (e divertida, por que não?) pode ser o primeiro passo para economizar.
Gostou do artigo de hoje? Você já aplica alguma técnica para usar seu cartão de crédito com inteligência? Comente aqui embaixo!
Obrigada!