atm bank banking 259200

 

No artigo de hoje, vamos saber porque você não está sendo aceito para aquele cartão de crédito e responder a dúvida de muita gente: afinal, o que é um score de crédito?

Nos artigos sobre os cartões de crédito digitais, principalmente sobre o Digio e o Nubank, nós falamos sobre o score. Agora chegou a hora de explicarmos sobre essa contagem de crédito e como os consumidores são avaliados.

Clique aqui para ler nossa review completa sobre o Digio.

E aqui, para ler sobre o Nubank.

O que é um score de crédito 

O score de crédito mostra se nós somos ou não bons pagadores. Ele indica nossos hábitos de comprar e nosso compromisso com o mercado de crédito. Ao seja, ele é a pontuação que nós conquistamos como consumidores.

O score de crédito nos ajuda na hora de pedir um financiamento e na hora de pedirmos um cartão de crédito.

Os bancos e as empresas consultam os scores de crédito dos clientes para saber se eles são ou não bons pagadores, apontando se eles pagaram sua dívidas em dias, através do histórico que eles criaram ao longo da jornada de compras

Todas as compras ou contas que envolvam nosso CPF marcam um passo na caminhada dos nossos scores. A pontuação de crédito vai de 0 a 1000. E quanto mais perto de 1000, melhor é a pontuação.

 

Screenshot 2018 12 23 12 25 06

Como saber meu score

No site da Serasa do Consumidor, nós podemos consultar gratuitamente nosso limite de score. Segundo o site, os números da pontuação indicam:

  • até 300 pontos há alto risco de inadimplência (ou seja, o risco de calote na compra)
  • entre 300 e 700 há um risco médio
  • acima de 700 pontos indica que o risco é muito baixo

 

Cartão de crédito como o NuBank priorizam pessoas com o score acima de 700 pontos, já outros, como o Digio aceitam pessoas com o risco médio (com mais de 300 pontos).

Acho interessante olhar qual a pontuação do score de crédito, pois isso nos permite acompanhar nosso histórico financeiro.

Como aumentar meu score

O score é atualizado de forma dinâmica, usando como base os dados recolhidos pela própria Serasa. Ao seja, a atualização pode ocorrer de um dia para o outro ou em meses, tudo depende do nosso comportamento ao comprar e pagar.

Mesmo assim, essa atualização não é feita imediatamente (pagou, aumentou). Para aumentarmos nossos scores, temos que ter contas regulares no nosso nome, pagarmos essas contas em dias e não estarmos com nome sujo, ou seja, estarmos negativados. 

Além disso, nós temos que mostrar constância no nossos compromissos financeiros, por isso demora um pouco para essa pontuação subir ou descer. 

Para a Serasa, quanto mais tempo nós ficarmos com o nome sujo, pior será nosso histórico.

Aliás, todos os leitores aqui do Blog Super Econômica já devem ter em mente que pagar dívidas atrasadas deve ser a prioridade número 1 da agenda financeira. Nada de começar a investir tendo dívidas. Os juros que pagamos aqui no Brasil são sempre muito mais altos do que qualquer rentabilidade de investimento.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Atualizar dados cadastrais como endereço, telefone e idade também pode nos ajudar a aumentar nossos pontos, pois assim fica mais fácil  para a Serasa checar nossas informações junto aos credores.

Outro alerta importante que o site da Serasa aponta é que não é possível pagar para que nosso score aumente, se alguém oferecer esse “serviço” para você corra as léguas pois é golpe na certa.

Conclusão

O score de crédito é utilizado por muitos cartões de crédito digitais, e saber o que é esse conceito nos ajuda em várias decisões financeiras do dia a dia. Mas, é importante dizer também que algumas empresas não utilizam necessariamente o sistema de pontuação da Serasa, mesmo  assim,ele é um dos mais utilizados no mercado. Então, cuide bem do seu score e pratique bons hábitos financeiros. 

Gostou do artigo de hoje? Aprendeu o que é um score de crédito? Deixe um comentário aqui embaixo!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.