Você já se perguntou como acontece o processo de transferência dos seus investimentos de uma corretora para outra? Esse processo se chama transferência de custódia. No artigo de hoje, vamos falar como essa transferência acontece.
Como mudar de corretora
Às vezes, estamos insatisfeitos com os serviços na nossa corretora ou queremos maximizar nosso tempo e colocar todos os investimentos em uma só instituição. Para isso, devemos fazer a solicitação de transferência de custódia.
O primeiro passo para realizar a transferência é entrar em contato com a corretora por email ou pelo chat do seu site. A corretora que você deve entrar em contato é aquele que estão atualmente hospedados seus investimentos.
Ao contatar a corretora, ela vai perguntar o porquê da solicitação. Aqui você pode dizer a verdade, não tem problemas. No mesmo email, ela vai mandar um documento para você preencher.
Informações na solicitação
No documento, você terá que preencher os dados de Identificação do Cedente e do Cessionário, que no caso serão os seus dados em ambas partes. A informação que irá mudar será o nome da corretora. No primeiro espaço será o nome e dados da corretora que você quer tirar seus investimentos e no segundo o da corretora que você quer mandar seus investimentos.
Em uma terceira parte você vai preencher o nome dos ativos que você quer passar, o tipo (ações, FIIs, opções etc), e a quantidade.
Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.
O valor você pode deixar em branco.
Por fim, você vai escolher dentre os motivos de transferência Doação, Ordem judicial, Herança, Conversão de ADR, Empréstimo privado Sucessão societária, Legislação, etc. Você vai escolher a opção “Mesma titularidade em outra instituição“.
Existe uma última parte chamada de Concordância da Instituição do Investidor Cedente, que você deve deixar em branco, pois a própria corretora irá preenchê-lo.
A solicitação de transferência de custódia deve ser assinado, reconhecida em cartório e mandada por correio para a corretora que você quer tirar os investimentos. O único ponto negativo, no meu ponto de vista, é ter que enviar esse documento apenas por correio.
Você pode baixar aqui um modelo da solicitação de transferência de custódia em Word.
Conclusão
Transferir seus investimentos de uma corretora para outra é uma processo rápido e feito através de um documento chamado solicitação de transferência de custódia.
Embora essa transferência ainda seja feita por correio, quem sabe no futuro as corretoras mudem esse sistema e todo esse processo venha a ser online.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.