Várias moedas empilhadas

Analisar uma ação envolve diversas variáveis. No artigo de hoje vamos entender o que é Capex e como podemos entender os investimentos que as empresas fazem.

O que é Capex?

O Capex (capital expenditure) é o dinheiro usado por uma empresa para adquirir imobilizados, ou seja, bens materiais necessários para a manutenção do negócio, como máquinas, carros, móveis de escritório, fábricas, etc. 

Podemos também considerar esse indicador como o capital que uma empresa usa para investir nela mesma. Por isso que dizemos que um Capex alto indica que a empresa está se expandindo. Assim, o Capex aponta se uma empresa está crescendo suas operações ou não. 

Onde encontrar o capex?

O Capex está dentro do Fluxo de Caixa de Investimentos. Esse fluxo detalha todos os investimentos feitos pela empresa, como aplicações financeiras e bens comprados, como máquinas, automóveis, etc. Quando uma empresa compra outra empresa, esse dinheiro também é contabilizado no Capex.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Importante dizer que o dinheiro aplicado em investimentos, como CDBs não é contabilizado no Capex.

Assim, o Fluxo de Caixa Financeiro é o Capex mais as aplicações financeiras feitas pela empresa (na maioria das vezes investimentos em renda fixa).

Analisando o Capex

Alguns analistas gostam de comparar o Capex com a depreciação. Como a depreciação contabilizando quanto um bem tangível (real) perde de valor no decorrer dos anos, podemos identificar se a empresa está repondo essa depreciação e crescendo sua operações. Para analisar isso podemos usar o seguinte cálculo:

  • Capex / depreciação < 1

Indica que a empresa está investindo menos do que sua depreciação.

  • Capex / depreciação = 1

Indica que a empresa está investindo o mesmo valor relativo a sua depreciação.

  • Capex / depreciação > 1

Indica que a empresa está investindo mais do sua depreciação.

Empresas que têm o Capex sobre depreciação maior que 1 são aquelas que crescem mais, pois estão investindo mais em sua expansão. Um exemplo desse caso é quando um negócio está usando seu capital para abrir mais fábricas, e consequentemente, crescer suas operações.

Capex e lucro líquido

O Capex também pode servir para analisar se uma empresa está em momento de crescimento ou não. Para isso podemos ver se ela está usando seu lucro líquido para investir em suas operações ou se está distribuído esse lucro para os acionistas. Quando ela investe o lucro líquido em si mesma, ela é classificada como uma empresa de crescimento.  Já quando ela distribui esse lucro para os acionistas, ele é uma empresa de dividendos.

Negócios menores que ainda buscam ocupar um espaço maior no seu setor costumam  aplicar mais o lucro líquido em suas operações e têm um capex maior, é o caso das Startups. Ao passo que empresas já consolidadas costumam distribuir seu lucro líquido em forma de dividendos e têm um Capex menor, como a Coca-Cola, o Mcdonald’s, etc.

Conclusão 

Capex é o capital usado para a expansão de um negócio através da aquisição de imobilizados. Podemos encontrar esse identificador nos documentos do Fluxo de Caixa. Através do capex podemos ver se uma empresa está repondo a depreciação dos seus bens e, consequentemente, crescendo suas operações. 

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.