blogging guide K5DY18hy5JQ unsplash

No ano de 2020, investidores em geral foram autorizados a investir em BDRs. No artigo de hoje vamos conhecer as BDRs de REITs, um jeito fácil de investir em imóveis americanos.

O que são BDRs?

BDRs (Brazilian Depositories Recipientes) são direitos de ações internacionais que podem ser negociadas na bolsa de valores brasileira. Podemos encontrar esses produtos também com nome de Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (CDVM).

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

As BDRs, embora tenham lastro de ações, não são necessariamente isso. Eles funcionam como um fundo de investimentos, no qual investidores brasileiros se utilizam para obter exposição ao mercado estrangeiro investindo seus recursos através da B3

Desse modo, podemos ter acesso a participações de empresas como Berkshire Hathaway, Visa, HP, Starbucks, Disney etc. A maioria das empresas negociadas em forma de BDRs são dos Estados Unidos. Os códigos de negociação das BDRs têm quatro letras e o número 34 no final, ou às vezes, 35, quando existem existem BDR s da mesma empresa mas de tipos diferentes.

Por exemplo, existem duas BDRs da Google sendo negociadas aqui, a GOGL34 é formada de ações ordinárias e a GOGL35 de ações preferenciais.

Além disso, as BDRs têm sua cotação dependendo tanto do valor das ações estrangeiras atreladas a elas quanto com relação à variação do câmbio. Porém, como as BDRs são negociados na bolsa brasileira, podemos adquiri-los usando nossa moeda, o Real.

Tipos de BDRs

BDR não patrocinado

As BDRs não patrocinadas são emitidas quando uma instituição custodiante brasileira quer emitir BDRs de alguma empresa estrangeira. Logo, ela compra essas ações e coloca nesses certificados para negociação.  A instituição depositária também é responsável pela divulgação no mercado brasileiro de informações das empresas estrangeiras que compõem o BDR. Assim, eles recolhem os informes dessas empresas e as divulgam em português para nosso mercado.

Essas BDRs são a maioria no mercado.  

BRD patrocinado

Os BDRs patrocinados são estruturados quando a empresa estrangeira quer que suas ações sejam negociadas na bolsa de valores brasileira. Para isso, elas procuram uma instituição depositária para ser o custodiante de suas ações aqui no Brasil. Assim, essas instituições vão oferecer as BDRs para negociação.

BDRs de REITs

REITs (Real Estate Investment Trusts) são empresas americanas que têm a maioria dos ativos no setor imobiliário e coletam aluguéis de propriedades comerciais ou residenciais. Esse investimento é muito parecido com os Fundos Imobiliários (FIIs) que são negociados aqui no Brasil.

Diferentemente dos FIIs, os REITs constunam distribuir dividendos a cada três meses. Embora existam alguns REITs que distribuem mensalmente, como o Income Realty. Também diferente dos FIIs brasileiros, os REITs são muito maiores em quantidade de ativos e em dinheiro investido nesse mercado.

Para uma empresa ser um REIT ela precisa seguir um série de regras como:

  • Investir pelo menos 75% de seus ativos totais em imóveis, ou títulos de renda fixa.
  • Receber pelo menos 75% de sua receita bruta de aluguéis de imóveis, juros de hipotecas financiando imóveis ou de vendas de imóveis
  • Pagar no mínimo 90% de seu lucro tributável na forma de dividendos aos acionistas a cada ano

Dividendos

O grande diferencial dos REITs é a distribuição constante de dividendos e, felizmente, as BDRs pagam dividendos. Porém, essa distribuição sofre uma tributação tanto lá fora quanto aqui. O governo americano, diferente do brasileiro, taxa os dividendos por volta de 30%. Além disso, as instituições depositárias desses certificados também descontam algumas taxas. Esse agente originador  fica com uma comissão de mais ou menos 5%. Assim, podemos dizer que quem investe em BDRs recebe mais ou menos 65% dos dividendos pagos pelas empresas.

Considerações sobre as BDRs

Quem investe em BDRs possui todos os direitos de um acionista direto, até direito a voto em assembleia é dado a esses investidores. 

Antigamente existia a obrigatoriedade de ser investidor qualificado para negociar BDRs, mas desde setembro de 2020, a CVM abriu as portas para os investidores em geral. Hoje qualquer pessoa pode comprar e vender BDRs. Porém, se comprado com as ações, esse investimento ainda possui pouca liquidez. Isso ocorre pois ainda existem poucas pessoas negociando BDRs na bolsa, principalmente BDRs de REITs. Assim, demora um tempo para que a ordem de compra ou venda seja aceita. 

A tributação desse ativo é semelhante às das ações brasileiras, mesmo sendo participações de ações estrangeiras; mas também existe a corretagem que as corretoras cobram para negociar esse ativo. Muitas corretoras têm taxa zero para negociação de ações e FIIs, mas poucas se manifestaram com relação a BDRs. Logo, é preciso ficar atento antes de investir nesse ativo através de sua corretora.

A maioria das BDR de REITs são não patrocinadas, ou seja, foram emitidas por uma instituição depositária sem o envolvimento do REIT.

Atualmente existem mais de 15 REITs sendo negociados em forma de BDRs, formadas principalmente pelas maiores empresas imobiliárias americanas, como a Simon Property.

Veja a lista de BDRs de REITs.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.