cell phone close up contemporary 905873

 

Resolvi escrever esse artigo para falar um pouco da minha trajetória financeira e de como eu aprendi a poupar dinheiro!

Minha história começa em 2016, quando eu decidi que eu queria me mudar da casa dos meus pais e morar sozinha, mas havia um problema: eu não tinha nenhum dinheiro. 

Sobre Poupar: primeiros passos

Mesmo sem ter nenhum dinheiro, eu tinha uma meta (me mudar da casa dos meus pais), logo comecei a pesquisar meios para atingir esse objetivo. Alguns dias depois de travar meu objetivo, iniciei uma profunda pesquisar em blogs e vídeos de pessoas que já tinham conseguido se mudar para morar sozinhos. Foi nessas pesquisas que me deparei com a educação financeira. Comecei a ler vorazmente tudo o que podia sobre como economizar mais, como investir e como atingir metas de vida. Pouco a pouco, depois de toda aquela pesquisa, percebi uma mudança no meu comportamento com relação ao dinheiro.

Antes disso, não pensava em guardar uma parte do meu salário para realizar um objetivo, apenas recebia dinheiro e o gastava com qualquer coisa que eu via pela frente. Estava vivendo de salário em salário, presa sem nem mesmo notar em uma “corrida dos ratos”. Eu recebia e gastava, recebia e gastava, sem pensar no amanhã. Através de leituras de blogs de finanças pessoais e de livros como Pai Rico, Pai Pobre e O Homem Mais Rico da Babilônia, consegui enxergar esse comportamento e comecei a mudá-lo.

Mudança de pensamento

Desde então, eu pude perceber que poderia realizar qualquer meta que quisesse através de um bom planejamento financeiro e disciplina para poupar mensalmente. Para me mudar, eu precisava de mais ou menos 10 mil reais, valor que alcancei em pouco mais de 1 ano, trabalhando como estagiária e investindo bem meu dinheiro.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Não foi fácil no começo, ficava tentada a gastar saindo com meus amigos ou comprando pela internet, mas como eu havia traçado uma meta, um objetivo maior que iria mudar minha vida de algum modo, consegui resistir as tentações momentâneas e seguir rumo a meta traçada.

Depois que me mudei, continuei poupando para formar um reserva de emergência e comecei a planejar meus sonhos de médio e longo prazo. Agora minhas metas eram mais ambiciosas, mas eu tinha certeza que com esforço e dedicação conseguiria, como consegui aquela meta de me mudar da casa dos meus pais.

Novo mindset 

Essa mudança de mindset é primordial para quem está começando a planejar um futuro financeiro mais saudável. Diria até que essa mudança é o primeiro passo que qualquer poupador deve tomar para trilhar o caminho de uma vida mais rica, tanto em dinheiro quanto em qualidade de vida.

Hoje tenho a meta de imigrar para o Canadá em 2021. Já estou poupando e me planejando para atingir mais esse sonho. Desta vez, preciso juntar mais dinheiro do que da última vez e sei que vou conseguir, pois entendi que saber administrar bem o dinheiro é indispensável para ser uma pessoa realizada.

Por isso, resolvi fazer esse blog para espalhar esse conhecimento para mais pessoas e mostrar que podemos SIM atingir qualquer meta se tivermos conhecimento e esforço. Pois, o conhecimento é uma das poucas riquezas que multiplicamos quando dividimos como os outros.

Esse depoimento é uma parte pequena da minha história de vida e meu relacionamento com o mundo das finanças. Pretendo relatar mais sobre minha jornada financeira e minha metas futuras aqui no blog. Por isso, se você tiver alguma dúvida ou ainda não sabe por onde começar a planejar financeiramente seu futuro, comente aqui embaixo e vamos conversar mais sobre finanças e realização pessoal!

Obrigada!

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.