Site icon Super Econômica

REITs na Europa: Vale a pena? É rentável? Tem IR nos dividendos?

blg1

 

Para os investidores brasileiros, está cada vez mais fácil investir em ativos nos Estados Unidos. Mas também podemos adquirir uma maior diversificação investimento em ativos europeus. No artigo de hoje vamos saber mais sobre REITs na Europa.

REITs na Europa

Grande parte dos REITs americanos possuem imóveis na europa e em outros lugares do mundo. Logo, quando investimentos em REITs nos Estados Unidos acabamos nos expondo ao mercado global, mas também temos a opção de investir em REITs que têm seu regulamento no mercado europeu.

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

REITs no Reino Unido

O maior mercado europeu atualmente é o do Reino Unido. As leis que regem os REITs no Reino Unido só foram criadas em 2007, quando esses investimentos começaram a aparecer por lá. Os REITs do Reino Unido são chamados de UK REITs. Esses ativos são negociados na bolsa de valores de Londres (London Stock Exchange).

Como acontece em outros países, os UK REITs seguem os seguintes parâmetros:

Mas com relação a taxação, eles funcionam de uma maneira um pouco diferente. Normalmente, no Reino Unido, existe uma taxação sobre dividendos de 20%. Além disso, os ganhos de capital em UK REITs são taxados entre 10% a 20%.

O mercado britânico ainda é pequeno comparado aos Estados Unidos. Existem mais de 50 REITs com uma capitalização de mercado de mais de US $70 bilhões listados na Bolsa de Valores de Londres, investindo em imóveis industriais, de escritórios, residenciais, de varejo, hotéis e etc.

Maior REIT da Europa

O maior UK REIT é o Segro REIT (SGRO.L). Ele possui propriedades industriais e galpões logísticos. O REIT tem imóveis por toda a Europa, mas a maior parte se encontra na Inglaterra (86 imóveis). 

O Segro distribui dividendos duas vezes ao ano e seu atual Dividend Yield é de 2,14%. Seu patrimônio é de mais de 12 bilhões de dólares e ele é listado na Bolsa de Valores de Londres e Euronext Paris. Por ter imóveis de alta qualidae e bem localizados, o REIT possui importantes inquilinos como a Amazon e a FedEX.

ETFs de REITs na Europa

Se compararmos a performance do ETF de REITs europeus e o ETF que segue os maiores REITs americanos, podemos perceber que o mercado americano performou bem melhor nos últimos anos, além de ter se recuperado mais rápido da crise do coronavírus. 

Como podemos ver no gráfico, o ETF de REITs americano, RWR, teve um desempenho bem melhor do que o ETF de REITs europeu, IUKP.

Existem diferenças interessantes entre os dois com relação a diversificação e o preço. O RWR tem cerca de 116 REITs em seu portfólio e uma taxa de administração de 0.25%. Ao passo que o IUKP tem apenas 39 empresas em seu portfólio e sua taxa de administração é de 0.40%.

Apesar de ter uma exposição a várias empresas da europa, o IUKP possui 98.18% do seu portfólio no Reino Unidos.

Como investir em REITs na Europa

Para investir diretamente no mercado europeu, precisamos de uma corretora europeia. Uma opção muito popular atualmente é a Interactive Brokers. Essa corretora nos permite acessar várias bolsas de valores, não apenas as europeias. E ela tem taxas diferentes para cada bolsa que queremos investir, por exemplo, se formos investir na bolsa de Londres vamos pagar 6 libras para cada negociação.

Melhores corretoras para investir nos Estados Unidos

Para investidores Brasileiros, essa taxa fica um pouco salgada já que a libra equivale a mais de 7 reais atualmente. Por isso, é preciso ponderar se esse investimento vale a pena.

Exit mobile version