Site icon Super Econômica

Diversificação: entenda como minimizar seus riscos

Três cestas com ovos dentro

Quando falamos de investimentos, existe uma palavra que sempre aparece: diversificação

Mas o que é diversificar? Como podemos ter uma carteira diversificada? Quais são os benefícios dessa prática? No artigo de hoje, vamos responder essas perguntas.

O que é diversificação?

Diversificar é uma técnica de alocação de capital pensada para reduzir os riscos. No mundo dos investimentos, diversificar é se expor a tipos diferentes de investimentos, comprando ativos de classes distintas, em lugares diferentes, e de setores diversos. Esse processo é feito pesquisando ativos de qualidade e não deve ser confundido com a pulverização que é apenas a compra de ativos aleatórios de setores diferentes para minimizar os riscos.

Uma boa diversificação, além de diminuir riscos, ainda aumenta a rentabilidade geral da carteira. 

Como ter uma carteira diversificada?

Podemos diversificar entre investimentos de renda fixa e renda variável, que são os macrotipos de investimentos aqui no Brasil. Na renda fixa já sabemos quanto dinheiro vamos ganhar, ao passo que na renda variável não é possível mensurar os ganhos.

Mas dentro desses grandes grupos podemos diversificar com diferentes classes de ativos.

Renda Fixa

Dentro da renda fixa, podemos diversificar por instituições ou indicadores. Por exemplo, se quisermos diversificar com instituições, podemos adquirir CDBs de um banco, LCI de outro banco, Debêntures de uma empresa etc. Com relação aos indexadores, podemos escolher Tesouros Públicos indexadas pela taxa IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou pela taxa Selic ou Títulos privados indexados ao CDI (Certificados de Depósitos Interbancários).

Renda Variável

Com relação à renda variável, a diversificação é ainda mais necessária, pois são ativos mais voláteis e com maior risco. No mercado de ações podemos procurar empresas de diferentes setores, como Bens Industriais, Comunicações, Financeiro etc. Já no mercado de Fundos Imobiliários também existem vários setores para diversificar, como: educacional, hospital, hotel, lajes corporativas, logístico, residências, shopping center etc.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.

Investimento no exterior

Também podemos optar por investir em Stocks e Reits no exterior abrindo uma conta em uma corretora nos Estados Unidos, como a TD Ameritrade e a Drive Wealth; elas também não cobram taxa custódia e taxa de valor mínimo de envio.

Também podemos usar BDRs (Brazilian Depositories Recipientes) são direitos de ações internacionais que podem ser negociadas na bolsa de valores brasileira.

Outra alternativa é através de ETFs; na bolsa de valores de São Paulo existe o IVVB11, um ETF que segue o índice das 500 maiores empresas americanas.

Como diversificar?

Como a equipe da casa de Análise Suno Research afirma: “A diversificação no mercado financeiro não é uma ciência exata: ela é variável conforme o perfil e o nível de conhecimento do investidor.”

Logo, não existe fórmula mágica para diversificar. O conselho que posso dar é: invista em ativos que você conhece. Se você conhece apenas investimento em renda fixa, invista apenas neles. Mas nada impede de você aprender mais sobre outros investimentos.

A grande vantagem da diversificação é maximizar seus ganhos se expondo a diferentes setores, classes e geografias. Assim, se um ativo sofrer uma queda ou desvalorização, estamos seguros pois o todo da nossa carteira estará se desenvolvendo de forma melhor. Estudos com ações mostram que entre 20 e 25 ativos, você já diminui efetivamente os riscos da sua carteira, fazendo assim uma boa diversificação. 

Conclusão 

A diversificação é um meio de diminuir riscos e aumentar a rentabilidade dos investimentos, por meio de uma boa seleção de ativos. Entre 20 e 25 ativos é um número considerado seguro para ter em carteira, mas nada impede dos investidores possuírem mais. O que vai determinar o número ideal é a capacidade individual de acompanhar o mercado e balancear a carteira.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

Exit mobile version