lo lo CeVj8lPBJSc unsplash

Atualmente, com a queda do real em relação ao dólar, muitas pessoas estão buscando proteger seu patrimônio e investir diretamente em uma corretora norte americana. Mas o mercado de capitais dos Estados Unidos é um pouco diferente do mercado brasileiro. Por isso, no artigo de hoje vamos ver qual é o melhor investimento direto no exterior.

Qual é o melhor investimento direto no exterior?

Quando começamos a investir no exterior, temos um leque de opções de investimentos. Vamos falar, aqui, sobre as três classes de ativos de investimento fundamentais: títulos de renda fixa, ações e REITs.

BONDS

Bonds são tecnicamente os ativos de renda fixa dos Estados Unidos. Eles são títulos de renda fixa que podem ser emitidos pelo governo ou por empresas privadas.

Como acontece aqui no Brasil, quando uma empresa quer captar mais dinheiro no mercado, ela pode lançar ações (chamadas de stocks) na bolsa de valores ou ela pode emitir títulos de dívida (bonds). Os títulos de dívida funcionam como um empréstimo, mas em vez de você pedir dinheiro emprestado, você empresta dinheiro e ganha juros sobre aquele empréstimo. É assim que se ganha dinheiro com bonds.

Empresas e o governo podem emitir bonds. Quando uma empresa precisa de dinheiro para expandir seus negócios ou fazer alguma construção, ela pode emitir esses títulos de dívidas para captar dinheiro e financiar essas operações. O governo também pode emitir bonds para construir praças, reformar espaços público, etc.

Esses ativos são bem mais seguros e previsíveis do que ações. Quando compramos bonds, sabemos exatamente para quem estamos “emprestando” nosso dinheiro. No ato da compra também é definido quanto de juros vamos ganhar, se um bond tem 3% de juros, então anualmente sabemos que receberemos aquele valor sem surpresas. Por isso dizemos que esse é um investimento previsível. 

STOCKS

Stocks são equivalentes as ações brasileiras. Elas também podem aparecer pelo nome de “equities” ou “securities”. De forma simples, stocks são partes de uma empresa que são negociadas na bolsa de valores.

Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos as ações são negociadas em unidade. Assim, podemos comprar apenas uma ação, se desejarmos. E dentre todas as stocks negociadas nos Estados Unidos, existem dois grandes tipos: blue-chips e small caps.

Blue-chips: A expressão “blue-chip” é derivada da linguagem dos cassinos, onde as fichas azuis simbolizam os valores mais altos. No universo dos investimentos, as ações blue-chip representam as empresas maiores e mais bem estabelecidas no mercado. Por essa experiência, essas empresas são as mais estáveis financeiramente e, consequentemente, são as mais negociadas na bolsa. 

Normalmente, as ações blue-chip pertencem as maiores empresas do seu setor, que valem bilhões. Essas empresas são conhecidas também por serem frequentes pagadoras de dividendos, como a Coca-Cola, McDonalds, Procter & Gamble, etc.

Small caps: Abreviação para Small Market Capitalization, ou seja, pequena capitalização de mercado. Essas empresas são de pequeno porte e valem no máximo US$3 bilhões. Pelo seu menor porte, as small caps têm um menor volume de negociação e, consequentemente, menor liquidez.

Por não serem empresas consolidadas como as blue-chips, as small caps são mais arriscadas para se investir. Porém, se bem estudadas, elas podem trazer grande retorno para os investidores. Isso ocorre pois, as small caps podem ter um crescimento bem maior do que uma blue-chip, mas esse crescimento é imprevisível. Essa imprevisibilidade leva a um maior risco, por esse motivo, especialistas indicam dedicar apenas uma pequena parte do seu portfólio para essas empresas.

REITS 

REITs (Real Estate Investment Trusts) são empresas que têm a maioria dos ativos no setor imobiliário e coletam aluguéis de propriedades comerciais ou residenciais. Esse investimento é muito parecido com os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) que são negociados aqui no Brasil.

Diferentemente dos FIIs brasileiros, os REITs são empresas, muitas delas de grande porte, com uma grande quantidade de ativos e dinheiro investido nesse mercado. Outra diferença dos REITs é que eles podem adquirir dívidas (alavancagem) para crescerem mais.

As grandes qualidades dos REITs como veículos de investimentos é que eles normalmente apresentam retornos totais que excedem os do S&P 500 e seus dividendos geralmente aumentam mais rápido que a inflação. Atualmente existem mais de 223 REITs negociados nas bolsas americanas, principalmente na bolsa de Nova York

As principais características que uma empresa deve ter para ser  classificada como REIT são: 

  • Investir pelo menos 75% de seus ativos totais em imóveis ou bonds.
  • Receber pelo menos 75% de sua receita de aluguéis de imóveis, juros de hipotecas financiando imóveis ou de vendas de imóveis.
  • Pagar no mínimo 90% de seu lucro tributável na forma de dividendos aos acionistas a cada ano.

 

Se você quiser saber mais sobre como analisar ações, temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão 

Podemos nos utilizar desses três tipos de investimentos para diversificar nossa carteira e melhorar nossa exposição ao mercado norte americano. A melhor forma de aumentar nossos retornos nesse mercado é através de uma alocação bem diversificada, nos expondo a um pouco de bonds, ações e REITs.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.