Site icon Super Econômica

Qual é a diferença entre diversificar e pulverizar?

andre taissin 5OUMf1Mr5pU unsplash

Uma grande dúvida do investidor é qual o limite entre ter uma carteira diversificada ou pulverizar seus investimentos. No artigo de hoje vamos falar mais sobre isso.

Qual é a diferença entre diversificar e pulverizar?

A diversificação é uma das formas de proteger nosso dinheiro de crises e ainda ganhar mais no longo prazo. Diversificar é nada mais que alocar nosso dinheiro em diferentes tipos de investimentos. Por exemplo, comprar ações de bancos, empresas de energia, incorporadoras, e outros. Além disso, ter Fundos Imobiliários e investimentos de renda fixa para emergências. Dessa forma, diversificar é colocar seu dinheiro em diferentes investimentos de diferentes setores. 

A diversificação é importante devido aos riscos do mercado de investimentos. Podemos dizer que existem dois tipos de riscos:

Os riscos sistêmicos são os riscos da economia em geral, como crises econômicas. Logo, não existe uma maneira de fugir desse risco, ele seria o risco que temos que lidar caso queiramos fazer com que nosso dinheiro cresça.

Por outro lado, existe um risco setorial, o risco não-sistêmico, ele afeta setores específicos de tempos em tempos, por exemplo, em 2018 houve a greve dos caminhoneiros aqui no Brasil, e os Fundos Imobiliários de galpões logísticos sofrerem bastante pois suas mercadorias não estavam chegando, com isso as empresas de ecommerce não estava faturando e os aluguéis tiveram baixas. 

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um guia completo sobre o assunto.

A diversificação nos protege dos riscos não-sistemáticos, já que quando um setor está passando por um momento ruim, ainda temos outros setores para conseguir rendimentos.

Segundo estudos feitos aqui no Brasil, uma carteira com 13 ativos diferentes, compostos por FIIs e ações, já reduz o risco não-sistemático, mais do que 13 ativos, a redução do risco é quase nula. Assim, não precisamos de muitos ativos para termos uma carteira bem diversificada. 

A pulverização seria ter ativos demais que vai fazer com que você perda muito tempo administrando sua carteira, e se esses ativos forem do mesmo setor, como 5 Fundos Imobiliários de shoppings, ou 3 ETFs que temos as principais ações americanas em sua carteira, esse seria uma carteira pulverizada. 

A melhor solução seria tentar simplificar suas carteiras escolhendo os ativos que você acha mais interessantes de cada setor, e tentar manter uma exposição a setores e países diferentes.

Exit mobile version