Para avaliar uma ação, podemos nos utilizar de vários métodos. Um dos métodos mais utilizados para chegar a um preço justo de uma empresa é a análise do lucro que ela produz. Para isso podemos utilizar o P/L.
O que é P/L?
O Preço/Lucro ou P/L é um indicador bastante utilizado. Ele mostra quanto o mercado – pessoas que negociam na bolsa de valores – está disposto a pagar pelo lucro que a empresa está tendo.
Assim, o P/L conecta o preço da ação com o lucro da empresa.
O P/L é calculado dividindo o preço atual da ação pelo lucro por ação (LPA). O LPA é o lucro líquido da empresa – valor encontrado na DRE – dividido pelo número de ações que ela possui.
P/L = Preço da Ação / LPA
Por exemplo, se a empresa X está sendo negociada na bolsa por 10 reais e seu lucro por ação é de 1 real, isso significa que seu P/L é de 10; ou seja, o mercado está pagando para adquirir aquela ação 10 vezes o lucro que ela está produzindo.
P/L = 10 / 1 = 10
O que o P/L diz?
O P/L é muito usado no valuation comparativo de ações. Ele é muito popular porque é rápido e prático. Mas o P/L não deve ser usado sozinho em uma análise. Existem outros indicadores, como P/VP, EV/EBITDA, Dividend Yield e até análises intrínsecas de ações.
Um P/L baixo indica uma empresa que está depreciada, ou subvalorizada pelo mercado. Isso pode indicar duas coisas: o mercado não acredita no potencial de crescimento da empresa ou ela está simplesmente sendo negligenciada pelos investidores. Se o segundo caso for verdade, isso mostra uma boa oportunidade de compra.
Ao passo que uma empresa com o P/L alto indica uma sobrevalorização. Assim, o mercado pode achar que aquela empresa vai crescer no futuro ou existe uma euforia em torno daquela ação.
O que vai dizer se é uma situação ou outra é a nossa capacidade de interpretar os documentos contábeis da empresa e acompanhar os fatos relevantes que ela publica no site da B3.
Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.
Lembrando que o P/L é usado para comparar empresas do mesmo setor, pois elas possuem semelhanças em seu operacional. Empresas de setores diferentes possuem gastos e ganhos diferentes.
Conclusão
O P/L é o indicador que relaciona o lucro líquido de um negócio e o valor que ele está sendo negociado na bolsa de valores. Ele é muito popular entre os investidores que fazem valuation comparativo de ações. E pode nos ajudar a entender a perspectivas do mercado sobre aquela empresa.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.