Melhores escolhas financeiras

 

No artigo de hoje, quero tratar de um tema que me pego pensando muito frequentemente: qual são as melhores escolhas financeiras.

Melhores escolhas financeiras

Todos os dias nos encontramos fazendo várias escolhas com relação à o que comer, o que vestir, o que assistir, o que ler e etc. De uma forma mais geral, sempre estamos fazendo escolhas sobre o que fazer com o nosso tempo. E essas escolhas vão moldando como nossa vida vai ser, principalmente com relação às finanças.

Administração do tempo

Quando pensamos em uma boa administração do tempo, também estamos pensando em uma boa administração de dinheiro. Pois, o dilema de o que fazer com o nosso tempo também afeta a nossa riqueza.

Como?

Vou lhe mostrar.

A maioria do conhecimento sobre investimentos e como obter mais dinheiro está em livros, cursos e blogs como esse aqui. Se durante nosso dia, escolhermos assistir televisão ou jogar vídeo game, em vez de ler um livro ou assistir um vídeo sobre finanças, estamos direcionando nosso tempo para outro tipo de atividade que não vai agregar ao nosso conhecimento financeiro.

Não estou falando aqui que não devemos relaxar, mas também é preciso lembrar que no nosso tempo livre que conseguirmos construir nossa riqueza.

Conhecimento x Informação

Outro fator importante a ser citado é a falsa ideia de que estamos adquirindo conhecimento quando na verdade estamos apenas lendo informações.

Um exemplo disso são os noticiários e portais de notícias que divulgam todos os dias informações sobre algum acontecimento. Normalmente, essas informações não mudam nossa vida, nem contribuam para o aprendizado de alguma nova habilidade que queremos adquirir.

Pessoalmente, não assisto mais noticiário ou leio portais de notícias, prefiro direcionar meu tempo para um bom livro ou para um documentário sobre algo que acho interessante. Com essa escolha, percebi que aquelas informações que eu estava adquirindo não contribuiam em nada para meu desenvolvimento e agora eu tenho mais tempo para consumir coisas que acho importante.

Também me fez pensar que estamos tão acostumados ao bombardeio de informações através das redes sociais, televisão, jornais e outros meios que apenas ter a escolha de não consumir todos aquelas informações se torna um alívio.

Esse foco em apenas consumir o que é mais importante para nós é chamado pelo autor Tim Ferriss de Ignorância Seletiva.

Ignorância seletiva

Ignorância Seletiva vem de ignorar tudo aquilo que não nos ajuda a crescer na nossa área ou aprender sobre algo que gostamos. Ferriss aplica esse preceito para a produtividade.

O autor demonstra que ficar checando a caixa de email constantemente, recebendo ligações não importantes e demandando tempo para outras coisas que não sejam as prioridades, apenas nos fazem gastar mais tempo trabalhando do que deveríamos. Além disso, se enchemos nossa cabeça com várias demandas apenas nos tornamos pessoas mais estressadas e menos produtivas.

Traçar objetivos

O principal objetivo é definir onde você quer chegar. Se seu objetivo é alcançar a independência financeira, você vai ter que direcionar seu tempo para ler os melhores livros sobre o assunto, como Pai Rico, Pai Pobre, O homem mais rico da Babilônia, O Segredo da Mentes Milionárias e o livro daqui do blog, Independência Financeira: tudo o que você precisa saber para viver com autonomia, além de livros sobre investimentos, como o Investidor Inteligente e outros.

A leitura de livros e artigos sobre o assunto é o primeiro passo para adquirir conhecimento e a partir desse conhecimento podemos planejar os próximos passos, que também serão escolhas que teremos que tomar.

Conclusão

Com mais conhecimento nossas escolhas ficam mais inteligentes e nossa vida pode mudar completamente, e tudo isso começa quando decidimos usar nosso tempo livre para adquirirmos mais conhecimentos.

As nossas escolhas estão diretamente ligadas à quanto de dinheiro nós vamps ter, por isso temos que observar desde hoje o que estamos fazendo. Todo o conhecimento que adquirimos, vai guiar nossos pensamentos e esses pensamentos serão os responsáveis por nossas ações. Por isso, nunca é tarde demais para mudar e construir os melhores hábitos financeiros.

Gostou do artigo de hoje? Você faz as melhores escolhas financeiras? Comente aqui embaixo!

Obrigada!

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.