Warren Buffett é sem dúvida um dos maiores investidores de todos os tempos. Não só pela sua habilidade de analisar ações, mas também pelos seus ensinamentos para investidores iniciantes.
Investir como Warren Buffett – 5 lições do livro A Bola de Neve
O livro A Bola de Neve: Warren Buffett e o Negócio da Vida é sua biografia autorizada, no qual Buffett alerta a escritora Alice Schroeder que se qualquer pessoa que ela entrevistar tiver uma versão diferente da dele, fique com a versão da pessoa.
Essa humildade é uma das características de Buffett que ainda mora na mesma cidade onde nasceu no interior dos Estados Unidos: Omaha. Nesse artigo vou listar 5 lições que aprendi lendo a biografia de Buffett.
1 – O poder dos juros compostos
Um dólar hoje é 1 milhão amanhã. Pela influência do seu pai, o jovem Buffett já conhecia o mercado de ações. Ele começou a investir com 14 anos, mesmo não sabendo muito bem o que estava fazendo.
Buffett começou trabalhando no mercado do seu avô, guardando mercadorias e tirando a neve da frente da loja. E todo o dinheiro que recebia guardava ou usava para comprar ações. Esse mindset lhe permitiu comprar uma fazenda ainda jovem que lhe gerava lucros. Warren sabia que no futuro aquele dinheiro que ele tinha em mãos poderia se transformar em mais dinheiro se ele o investisse. Ele sabia o verdadeiro poder dos juros compostos.
2 – Trabalhe para aprender
Warren insistiu bastante até conseguir um emprego com seu professor da Universidade de Columbia, Benjamin Graham. Na empresa de Graham, Warren aprendeu a analisar ações usando o método de seu professor. Depois que Graham se aposentou, Warren foi oferecido o cargo de CEO, mas seu objetivo era diferente. Ele estava trabalhando para aprender com a pessoa que ele mais admirava.
A maior parte do seu salário, Warren investia no seu próprio portfólio de ações. E quando saiu da empresa, continuou investindo e criou sua própria sociedade de investimentos, onde pode investir o dinheiro de amigos e familiares e ganhar uma porcentagem dos lucros. Essa sociedade lhe permitiu chegar ao primeiro milhão de dólares.
3 – Tenha uma networking
Seu grande ídolo e professor, Benjamin Graham foi amigo de Buffett a vida toda. Ele e Charlie Munger, amigo e companheiro de negócios de Warren foram pessoas que o investidor buscou sempre que precisava fazer uma decisão difícil ou se via no mercado em plena queda.
Buffett sempre se aproximou de pessoas que pudessem ensinar alguma coisa para ele. E manteve esses amigos por perto nos momentos de felicidade e de desespero. Com a ajuda desse networking, ele conseguiu aprender mais e fazer coisas que jamais pensaria em fazer.
4 – Ações são pedaços de negócios
Para Buffett, é preciso primeiro analisar que tipo de empresa a ação representa. Se a empresa for de boa qualidade, ela vai se valorizar no decorrer do tempo. Em sua primeira entrevista na TV, Warren falou que primeiramente ele procura entender tudo sobre o negócio, só depois ele observa o preço da ação e vê se ela está com um bom preço para a compra.
Segundo ele, o maior erro dos investidores de Wall Street é ver as ações apenas como números na tela que sobem e descem no decorrer do dia. Uma boa empresa, como um bom modelo de negócio e um bom gerenciamento vai sempre se valorizar com o tempo não importa o quadro econômico.
Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.
5 – Você não precisa saber de tudo
O maior erro dos investidores é tentar saber de tudo sobre todos os investimentos. Warren fala que você não precisa ganhar em todos os jogos, apenas escolha um e se dedique a ele. Investir na bolsa de valores é a mesma coisa, você não precisa ganhar com a valorização de todas as ações, você pode escolher algumas e analisá-las profundamente .
Esse método é bem menos estressante e nos proporciona escolhas de investimento conscientes. Além disso, esse método simples nos permiti não nos deixar levar pelo “investimento do momento” ou que nós entremos em efeitos manada criados pela falta conhecimento sobre um investimento.
Apenas escolha um punhado de negócios e saiba tudo sobre eles.
Conclusão
Warren Buffett segue uma lógica simples de investimento, mas ele alerta que é preciso ter calma e autocontrole para não ficarmos gananciosos ou apreensivos em momentos errados. Às vezes, apenas sentar e pensar sobre os investimentos é melhor do que fazer qualquer ação no calor do momento.
Gostou do artigo de hoje? Aprendeu como investir como Warren Buffett? Comente aqui embaixo!
Obrigado.