Site icon Super Econômica

ETFs de renda fixa: quais são e como funcionam esses fundos?

katie harp aGwT9nSiTWU unsplash

 

ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos negociados na bolsa de valores. No artigo de hoje vamos fazer quais são as características dos ETFs de renda fixa.

ETFs de renda fixa: quais são e como funcionam esses fundos?

ETFs de Renda Fixa são fundos que buscam refletir a rentabilidade de índices de renda fixa que cobrem títulos públicos ou títulos privados. Índices são carteiras teóricas de investimentos que servem para medir o desempenho desses investimentos.

Investimentos de renda fixa são mais estáveis do que investimentos de renda variável, e devido sua liquidez e pouca volatilidade, esses tipos de investimentos fazem parte de mais de 60% da indústria de fundos do Brasil

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

ETFs de Renda Fixa no Brasil

No Brasil, os ETFs de renda fixa mais conhecidos são o FIXA11 e o IMAB11. 

O FIXA11 segue o índice S&P/BM&F de Futuros de Taxa de Juros que calcula a curva de juros futura, que são investimentos relacionados ao CDI. Ele é administrado pela Mirae Asset e tem taxa de 0,30%. 

Já o IMAB11 é administrado pelo Itaú com parceria com o Tesouro Nacional, e segue índice que replica o movimento dos tesouros IPCA+ (Índice de Mercado Anbima – IMA-B). Ele também tem taxa de 0,30% ao ano.

ETFs de Renda Fixa nos Estados Unidos

Títulos de renda fixa têm um tempo de maturação, ao seja, sempre existe uma data quando aquele título vai acabar e pagar os juros que ele arrecadou. Por investirem em vários titulos, ETF de renda fixa acabam tendo vários investimentos maturando dentro do seu portfólio. Por isso, eles pagam juros mensalmente e o valor pago varia de mês para mês. 

O preço das cotas de ETFs de renda fixa vão variar com a baixa e a alta da taxa de juros, além de serem impactados caso não encontrem liquidez para comprar títulos para espelhar o índice alvo.

Existem mais de 400 ETFs de renda fixa nos Estados Unidos.

Os maiores ETFs de renda fixa do mercado americano são o AGG e o BND.

O AGG (iShares Core U.S. Aggregate Bond) é administrado pela Black Rock e segue o índice Barclays Capital Bond, que cobre o grande mercado de renda fixa nos Estados Unidos. Sua taxa de administração é de 0,05% e tem mais de 81 bilhões de patrimônio. 

O BND (Vanguard Total Bond) também segue o índice Barclays Capital, buscando espelhar o mercado total de renda fixa americano. Ele tem uma taxa de administração um pouco menor do que o AGG, 0,04% ao ano. O ETFs da Vanguard tem um patrimônio por volta de 64 bilhões de dólares.

Nos Estados Unidos, esses ETFs proporcionam mais transparência, liquidez, e mais facilidade na compra e venda do que investir diretamente em títulos de renda fixa.

Exit mobile version