ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos negociados na bolsa de valores. No artigo de hoje vamos fazer quais são as características dos ETFs de renda fixa.
ETFs de renda fixa: quais são e como funcionam esses fundos?
ETFs de Renda Fixa são fundos que buscam refletir a rentabilidade de índices de renda fixa que cobrem títulos públicos ou títulos privados. Índices são carteiras teóricas de investimentos que servem para medir o desempenho desses investimentos.
Investimentos de renda fixa são mais estáveis do que investimentos de renda variável, e devido sua liquidez e pouca volatilidade, esses tipos de investimentos fazem parte de mais de 60% da indústria de fundos do Brasil.
Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!
ETFs de Renda Fixa no Brasil
No Brasil, os ETFs de renda fixa mais conhecidos são o FIXA11 e o IMAB11.
O FIXA11 segue o índice S&P/BM&F de Futuros de Taxa de Juros que calcula a curva de juros futura, que são investimentos relacionados ao CDI. Ele é administrado pela Mirae Asset e tem taxa de 0,30%.
Já o IMAB11 é administrado pelo Itaú com parceria com o Tesouro Nacional, e segue índice que replica o movimento dos tesouros IPCA+ (Índice de Mercado Anbima – IMA-B). Ele também tem taxa de 0,30% ao ano.
ETFs de Renda Fixa nos Estados Unidos
Títulos de renda fixa têm um tempo de maturação, ao seja, sempre existe uma data quando aquele título vai acabar e pagar os juros que ele arrecadou. Por investirem em vários titulos, ETF de renda fixa acabam tendo vários investimentos maturando dentro do seu portfólio. Por isso, eles pagam juros mensalmente e o valor pago varia de mês para mês.
O preço das cotas de ETFs de renda fixa vão variar com a baixa e a alta da taxa de juros, além de serem impactados caso não encontrem liquidez para comprar títulos para espelhar o índice alvo.
Existem mais de 400 ETFs de renda fixa nos Estados Unidos.
Os maiores ETFs de renda fixa do mercado americano são o AGG e o BND.
O AGG (iShares Core U.S. Aggregate Bond) é administrado pela Black Rock e segue o índice Barclays Capital Bond, que cobre o grande mercado de renda fixa nos Estados Unidos. Sua taxa de administração é de 0,05% e tem mais de 81 bilhões de patrimônio.
O BND (Vanguard Total Bond) também segue o índice Barclays Capital, buscando espelhar o mercado total de renda fixa americano. Ele tem uma taxa de administração um pouco menor do que o AGG, 0,04% ao ano. O ETFs da Vanguard tem um patrimônio por volta de 64 bilhões de dólares.
Nos Estados Unidos, esses ETFs proporcionam mais transparência, liquidez, e mais facilidade na compra e venda do que investir diretamente em títulos de renda fixa.