Site icon Super Econômica

É melhor investir em REITs ou ETF?

giorgio trovato V aWDjx2g20 unsplash

 

Qual é o melhor ativo para quem quer renda passiva em dólar: REITs ou ETFs? No artigo de hoje vamos comparar esses dois investimentos e ver quais são suas principais características.

É melhor investir em REITs ou ETF?

REITs

REITs (Real Estate Investment Trusts) são empresas que investem a maioria do seu capital em imóveis. A maior característica dos REITs é que eles são geradores de rendas. Por investirem em imóveis comerciais que arrecadam aluguéis todos os meses e são obrigados por lei a distribuir pelo menos 90% do seu lucro anual para seus acionistas, os REITs acabam virando ótimos geradores de renda. 

Essas características fazem com que os REITs tenham os maiores Dividend Yields do mercado americano. Porém, é importante citar que os dividendos dos REITs são considerados “distribuições” pelo governo americano, e por isso, eles são taxados com uma maior porcentagem dos que os ETFs e as ações. A maioria dos dividendos do REIT é tributada como receita ordinária até a alíquota máxima de 37%, mais uma sobretaxa separada de 3,8% sobre a receita de investimento. Já os dividendos de ações e ETFs são taxados por volta de 30% pelo Tio Sam. 

Outra consideração sobre REITs é que eles não são diversificados por setor, assim, embora essas empresas possuam vários imóveis em diferentes cidades do mundo, esses imóveis costumam ser do mesmo setor. Dessa forma, se comprarmos ações de um REIT de logística, vamos investir apenas no setor de logística. Para ter uma boa diversificação de setor é preciso comprar vários REITs.

Quer aprender a escolher os melhores REITs? Temos um livro completo sobre o assunto!

ETFs

ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos de investimento negociados na bolsa de valores. A principal qualidade desse investimento é a diversificação. Quando compramos uma cota de ETF, normalmente estamos comprando diversas empresas, de diferentes setores do mercado. Além disso, esses fundos são passivos, ou seja, eles vão seguir apenas um índice do mercado. Por causa disso, eles têm uma taxa de administração muito barata, grandes ETFs podem ter taxas de administração de 0,03% ao ano.

Os ETFs normalmente distribuem dividendos a cada três meses e essa distribuição é bem menor do que as dos REITs. Porém, os ETFs costumam sofrer menos em momentos de crise, por causa de sua diversificação. E quase nunca cortam ou diminuem seus dividendos.

Os ETFs também são mais simples de analisar, pois não precisamos ver ação por ação desses fundos. Por causa da grande diversificação, temos que observar mais qual indicador o ETF segue e quanto ele cobra de taxa de administração. 

Para quem quer uma abordagem mais passiva de investimentos, pode investir em ETFs de REITs. Eles possuem um Dividend Yield um pouco menor do que os REITs, mas proporcionam uma grande diversificação de setor.

Exit mobile version