No artigo de hoje vamos falar sobre como funciona o direito de subscrição de FIIs e como as emissões acontecem.
Direito de subscrição em FIIs
Os Fundos Imobiliário (FIIs) são investimentos de Renda Variável, isso que dizeres que sua renda não é garantida e pode variar no decorrer dos meses. Investimentos em Renda Variável são negociados através da Bolsa de Valores.
Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.
Para que um novo FII entre na Bolsa de Valores é preciso que ocorra um IPO (Initial public offering), ou seja, a primeira oferta pública. Nesse primeira oferta, uma certa quantidade de cotas são lançadas ao mercado e as pessoas podem comprá-las. As cotas são negociadas através de um código de 4 letras e o número 11, por exemplo ABCD11.
Depois de lançadas, as cotas podem ser negociadas no mercado secundário, onde os investidores donos das cotas vendem para outras pessoas que estejam interessadas em comprar. Essa negociação é feita na própria Bolsa de Valores, na qual as pessoas acessam pelo home broker das corretoras.
No mercado de FIIs, é comum que depois do IPO do fundo, os administradores e gestores promovem emissões follow-on. Essas emissões são formas do fundo lançar mais cotas no mercado e ocorrem para conseguir mais dinheiro para novas aquisições de imóveis.
Quando ocorre uma emissão follow-on, os cotistas que já tinham cotas do fundo recebem um direito de subscrição. Ou seja, são para eles que primeiro são ofertadas aquelas “novas” cotas.
Esse direito vai aparecer no home broker da corretora com o número 12. Por exemplo, se for direto de subscrição para o FII HGRE11, ele vai aparecer na corretora como HGRE12.
Os FIIs estabelecem uma data para que os cotistas exerçam seu direito de subscrição. Essa data é divulgada através de comunicados divulgados pelo fundo no site da B3.
Os cotistas que não quiserem adquirir essas novas cotas do FII podem vender seus direitos de subscrição na própria Bolsa de Valores.
Para adquirir o direito de preferência temos que entrar em contato com a corretora ou, em alguns casos, o direito aparece no home broker mesmo.
As cotas que sobrarem são negociadas na Bolsa de Valores, onde todos podem adquiri-las, inclusive para quem teve o direito de subscrição primeiramente.
Conclusão
No artigo de hoje, vimos como o processo de lançamento de um FII ocorre na Bolsa e que existem os direitos de subscrição para quem já possuem cotas de um fundo que está se expandindo.
Gostou do artigo de hoje? Já sabia como funcionam as emissões de FIIs? Comente aqui embaixo!
Obrigada!