Site icon Super Econômica

Como funcionam os ETFs de pesos iguais americanos?

business 5475664 1280

 

Você já ouviu falar em ETFs de pesos iguais? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre esses fundos e discutir sobre o ETF RSP, o maior ETF de pesos iguais do mercado.

Como funcionam os ETFs de pesos iguais americanos?

Normalmente, os ETFs (Exchange-Traded Funds) seguem índices que levam em conta o peso de mercado para balancear seu portfólio. O índice S&P 500, por exemplo, escolhe as empresas por sua capitalização de mercado. Essa capitalização é calculada usando o preço da ação multiplicado pelo número de papéis em circulação. Quanto maior a capitalização, mais peso a empresa tem dentro do índice. Assim, empresas chamadas de “large-cap”, como a Apple, Microsoft, e Amazon, tomam mais espaço na gráfico pizza do S&P.

Entretanto, em ETFs de peso igual, todas as empresas têm o mesmo tamanho na fatia do gráfico, não importa se a empresa é large-cap ou small-cap (empresas com menor capitalização). Embora, por o S&P 500 abranger as 500 maiores empresas americanas, as menores empresas dentro do índice são consideradas mid-cap, ou seja, elas têm um valor de mercado entre 2 a 10 bilhões de dólares.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

No mercado americano, existem ETFs que seguem esses dois tipos de índices. Mas é preciso ter em mente embora esses índices tenham o mesmo grupo empresas, seu desempenho é bem diferente, pois o peso de cada empresas dentro dos ETFs são diferentes.

O S&P 500 Equal Weight Index é um dos índice de pesos iguais do mercado americano. Ele pega todas as empresas dentro do S&P e rebalanceia em pesos iguais. Assim, não importa se a empresa está no topo do índice, ou no final, todas terão o peso de 0,2% dentro do S&P 500 Equal Weight.

É possível negociar ETFs que representam o índice S&P 500 tradicional e o índice S&P 500 de pesos iguais. ETFs de pesos iguais precisam ser balanceados, e reequilibrados periodicamente. Isso quer dizer que, eles vendem as ações que se valorizam, e compram ações de tiveram uma queda no período. Basicamente, esses ETFs praticam a filosofia de comprar na baixa e vender na alta. Porém, como é preciso sempre deixar as empresas com 0,2% de participação, esses ETFs acabam tendo mais gastos com corretagem (comprando e vendendo ações).

Além disso, o peso de cada setor vai ser relativo ao número de empresas. Assim, em um setor que tem 50 empresas dentro do S&P, seu peso será de 10% [(50/500) x 100 = 10%].

Por causa disso, setores antes pequenos no S&P 500, como o de Utilidades e Real Estate, acabam ganhando mais espaço. Por ter uma exposição maior em empresas menores, o índice de pesos iguais acaba sendo mais volátil, pois empresas menores são mais voláteis.

O S&P 500 Equal Weight Index é rebalanceado trimestralmente para coincidir com o ajuste trimestral de ações do S&P 500, que ocorre na terceira sexta-feira de cada trimestre. 

Uma das vantagens dos ETFs de pesos iguais é que em caso de uma queda de um setor importante para o mercado, como o de tecnologia, esses fundos vão sofrer menos. Ao passo que pode realizar ganhos, se setores menores crescerem. Esses fatores fazem com que ETFs do S&P de peso total e ETFs de pesos iguais acabam tendo desempenhos bem diferentes, embora invistam nas mesmas empresas.

ETF RSP

O Invesco S&P 500 Equal Weight (RSP) é um dos  ETFs de pesos iguais mais famoso do mercado, ele segue o índice S&P 500 Equal Weight. Ele tem um patrimônio total de mais de 12 bilhões de dólares, o que não é muito grande comparado aos mais famosos ETFs que seguem o S&P tradicional. Só o VOO (Vanguard S&P 500) tem mais de 500 bilhões de dólares de patrimônio. 

O RSP é negociado na NYSE Arca, ou Archipelago Exchange, que é uma bolsa incorporada a Bolsa de Valores de Nova York, porém com sede em Chicago. As unidades do RSP são negociadas a mais ou menos 110 dólares, e a taxa de administração cobrada pela gestora Invesco é de 0,20% ao ano. 

Esse ETF tem um beta (volatilidade) maior do que a dos tradicionais fundos que seguem o S&P, juntamente por ter uma exposição maior à empresas de menor porte. Entretanto, ele é mais diversificado, pois não tem uma grande exposição ao setores mais predominantes, como o de tecnologia. 

Exit mobile version