dollar gill 0V7 N62zZcU unsplash 1

 

Existe uma maneira de escolher ações de forma simples, sem precisar entender gráficos de análise ou documentos contábeis das empresas?

Como escolher ações de forma simples: A fórmula mágica de Joel Greenblatt

Joel Greenblatt é professor, gerente de Hedge Fund e escritor do livro: A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações. No livro, Greenblatt promete uma fórmula mágica que se seguida a risca poderia bater o mercado no longo prazo.

Essa fórmula segue uma lógica simples: encontrar empresas que têm um alto retorno sobre o capital, a preços que lhe proporcionam um alto rendimento de lucros.

Assim, podemos dizer que a fórmula procura empresas com alto valor que estão sendo negociadas com um preço descontado. Dois indicadores são usados nessa conta, o ROE (retorno sobre o capital) e o P/L (relação entre o preço da ação e o lucro da empresa).

Greenblatt testou sua fórmula no mercado americano durante 17 anos. De 1988 até 2004, as 30 empresas escolhidas pela fórmula superaram o S&P 500 (índice das 500 maiores empresas americanas) em 13 anos dos 17 estudados.

O resultado acumulados das empresas escolhidas pela fórmula foi de 30.8%. Enquanto, o resultado do S&P do mesmo período foi de 12.4%.

O autor criou um site onde você pode calcular em tempo real as empresas escolhidas pela fórmula: magicformulainvesting.com. Entretanto, esse site é apenas para empresas americanas.

Para identificar essas empresas aqui no Brasil, podemos utilizar o site Status Invest. Nele, podemos utilizar uma ferramenta que para selecionar ação com um P/L baixo e com um ROE alto. Apenas usado essas dois indicadores de Greenblatt chegamos ao seguinte resultado:

20200902 131816

Fonte: Status Invest | dados de 02/09/2020

Lembrando que isso NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTOS e que as empresas selecionadas pelas fórmula mágica mudam regularmente. Porém, recomendo bastante a leitura de A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações, pois acredito que podemos entender bastante sobre como funciona o mercado financeiro. 

O método de Joel Greenblatt é bem simplificado e tem o grande propósito de mostrar que o mercado financeiro é para todos. Não é necessário ser um especialista para ter os juros compostos trabalhando a seu favor.

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.