No artigo de hoje vamos falar sobre o que é ROE e como esse indicador pode te dizer se um investimento é rentável.
O que é ROE?
ROE é a sigla em inglês para “Return on equity” é o retorno sobre o patrimônio líquido, ou seja, o retorno que um investimento está dado. Esse indicador mostra a capacidade de um investimento em gerar valor a ele mesmo utilizando os seus próprios recursos.
Para exemplificar, quando uma pessoa cria uma empresa, ela tem que se utilizar de algum dinheiro para começar o negócio. Depois de algum tempo, a empresa tem lucros que são incorporados ao patrimônio dela. A porcentagem que a empresa conseguiu de lucro é o ROE.
Como calcular
Assim, o ROE é dado em porcentagem e podemos calcular seu valor dividindo o resultado líquido pelo patrimônio líquido. A fórmula abaixo mostra como esse cálculo é feito:
ROE = Resultado Líquido / Patrimônio Líquido
Para chegar ao resultado líquido é contabilizado o lucro dos últimos 12 meses. Já o patrimônio líquido é obtido diminuindo os passivos dos ativos da empresa, também nos últimos 12 meses.
Logo, quanto maior o valor do desse indicador mais eficiente o investimento é em gerar capital. Mas atenção, é importante comparar empresas/FIIs do mesmo setor para chegar a decisões coerente. Além disso, não se deve olhar apenas o ROE da empresa, existem outros indicadores fundamentalistas importantes, como P/VP, ROIC, margem líquida, liquidez corrente etc.
Onde encontrar informações
Nos balanços patrimoniais publicados pelas empresas listadas na bolsa de valores, podemos encontrar o ROE. Essa medida serve também para verificar a rentabilidade dos fundos imobiliários (FIIs).
Além disso, no site Fundamentus, você pode achar o ROE de várias empresas listada na bolsa de valores, além de outros indicadores. O site ainda organiza gráficos por período. O gráfico abaixo mostra o ROE do Banco Itaú.
Fonte: Site Fundamentus
Como muitos dos termos do mercado financeiro, o ROE pode ser aplicado a qualquer empresa ao redor do mundo, não importa qual o setor.
Esse indicador também pode mostrar a eficiência dos gestores, que, se bem sucedidos, aplicam o dinheiro adquirido nas atividades e conseguem, assim, aumentar a rentabilidade.
Conclusão
O ROE é um indicador importante para medir a rentabilidade de um investimento. Saber identificar esse e outros indicadores no balanço patrimonial de produtos de renda variável é um passo importante para investir com sucesso.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.