Site icon Super Econômica

Balanço patrimonial: com entendê-lo de forma simples

Balanço patrimonial simples

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é um balanço patrimonial e como os investidores iniciantes podem entender esse documento de forma simples.

Balanço patrimonial: como entendê-lo de forma simples

O balanço patrimonial é o retrato de todas as movimentações financeiras feitas por uma empresa. Esse retrato é feito de um determinado período de tempo.

As empresas listadas na bolsa de valores são obrigadas a lançar seus balanços patrimoniais no site da B3 (Bolsa, Brasil, Balcão).

No balanço patrimonial estão listados os ativos e passivos da empresa. Os ativos são tudo que gera dinheiro para a empresa, como imóveis, patentes, e os lucros das operações.

Por outro lado, os passivos são tudo que gera despesa para a empresa, como aluguel, dívidas, etc.

No balanço patrimonial também vai conter informação do patrimônio líquido da empresa. Esse patrimônio é contabilizado diminuindo os passivos dos ativos.

Patrimônio líquido = ativos – passivos 

 

Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.

Bens, Direitos e Obrigações da Empresa

No balanço patrimonial consta uma seção de Bens, Direitos e Obrigações da Empresa.

Os bens são todas as máquinas, equipamentos, e dinheiro que esteja em posse da empresa.

Os bens que não estão em posse da empresa são contabilizados como direitos. Por exemplo, a empresa deixou um dinheiro investido no banco. O dinheiro pertence a empresa, mas no momento ele está na posse do banco. Quando há uma quantia de dinheiro a receber, no caso de vendas de produtos, também se caracteriza como um direito.

Aos obrigações são praticamente o inverso dos direitos. Elas são bens que estão em posse da empresa, mas não são dela. Salários de funcionários, impostos para o governo e dívidas com fornecedores são exemplos de obrigações.  

Para uma empresa ser financeiramente saudável seus bens e direitos devem ser maiores que suas obrigações.

Separação de ativos e passivos

No balanço patrimonial há uma separação entre os tipos de ativos e passivos. 

No caso dos ativos, existem os ativos circulantes e os não circulantes.

Os ativos circulantes são os direitos que a empresa consegue ter em mãos em um prazo de até 1 ano. Por exemplo, contas a receber no curto prazo ou dinheiro investido no banco.

Os ativos não circulantes são os direitos que vão estar em posse da empresa em um prazo de mais de 1 ano. Assim, esse recebimento será para o longo prazo, como investimentos com um prazo de duração maior.

No caso dos passivos, existem dois correspondentes também semelhantes.

Os passivos circulantes são pagamentos que devem ser feitos em um prazo de até 1 ano. Entre esses passivos estão impostos, empréstimos de curto prazo, etc.

Os passivos não circulantes são pagamentos feitos com um prazo maior que 1 ano. 

Conclusão 

O balanço patrimonial é um documento importante para analisar a qualidade de uma empresa. Empresas com muitas dívidas, ou seja, com muitos passivos, podem estar passando por uma fase ruim. Se essa situação se prolongar por muito tempo, a empresa pode acabar fechando. Por isso é sempre bom estudar os balanços patrimônios  da empresa antes de comprar ações.

Um bom livro para entender mais sobre os documentos contábeis de uma empresa é o Guia Suno Contabilidade para investidores. O livro traz um apanhado dos principais demonstrativos das empresas como o balanço patrimonial, o  Demonstrativo de Fluxo de Caixa, a DRE.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

Exit mobile version