jp valery mQTTDA kY 8 unsplash

Grande parte do que nos torna mais ricos está relacionado às ações que fazemos todos os dias. Muitas vezes, essas ações passam despercebidas pelos nossos olhos, e acabamos perdendo dinheiro sem perceber. Dentre essas ações, existem três grandes ladrões do nosso dinheiro que passam despercebidos no nosso dia a dia. No artigo de hoje você vai conhecê-los.

3 coisas (nada óbvias) que estão te fazendo ficar pobre

Imediatismo

“Eu quero isso e quero agora”. Talvez você já tenha ouvido uma criança mimada falar isso no supermercado, e tenha até revirado os olhos para ela, mas muitas vezes nós agimos como essa criança mimada. 

O imediatismo é o principal vilão das nossas finanças, e ele age de forma silenciosa. Você já foi ao shopping e mesmo sem planejar comprou uma coisa que nem estava precisando. Ou teve vontade de comer algo, e mesmo que você já tenha gastado todo seu orçamento do mês, você comprou a comida?

Esses são atos de imediatismo. Os profissionais de marketing sabem muito bem dessa tendência humana, e usam alguns artifícios para nos fazer comprar mais. Um exemplo é a sensação de escassez, ela ativa nosso imediatismo de forma inacreditável. Quando estamos em um site, e existe uma contagem regressiva para acabar uma promoção, isso faz com que tenhamos a maior probabilidade de comprar aquele produto, pois nosso cérebro nos fala que se não comprarmos agora, vamos perder essa oportunidade. O mesmo vale para um número limitado de produtos. Nos apressamos em comprar um computador, pois o vendedor nos fala que só tem três deles no estoque. 

O senso de imediatismo, servia aos nossos antepassados, pois quando eles viam uma oportunidade de comer, ou de se reproduzir, tinha que aproveitar o mais rápido possível, pois talvez não tivessem essa oportunidade tão cedo. Mas para nós, seres humanos vivendo na era moderna, esse mesmo imediatismo pode ser prejudicial. 

O imediatismo leva a compras sem planejamento, que acabam prejudicando as suas finanças. Uma técnica que utilizo para conter esse tipo de gasto é esperar para fazer uma compra, adie a sua compra por pelo menos 3 dias e veja se essa compra vai mesmo trazer algum benefício para você daqui a um ano. Se depois desse período, você ainda achar que a compra vai fazer bem para você, vá lá e compre! Assim, você vai ter certeza que não está fazendo essa compra apenas por impulso. 

A obsessão por conveniência 

Uma das coisas que fazem com que perdemos muito dinheiro é a nossa obsessão por conveniência. É muito mais  conveniente ir ao restaurante, do que cozinhar em casa, ou até mesmo assistir Netflix, em vez de ver um vídeo sobre finanças pessoais e aprender a cuidar do nosso dinheiro. Porém, a cada pequena escolha pela conveniência, nós estamos dando um passo para trás no nosso caminho rumo a riqueza. 

Começar a criar em vez de consumir é a melhor forma de construir nosso patrimônio. O consumo, principalmente, o não planejado, é a armadilha que nos faz ficarmos mais pobres. Tenho uma técnica para fugir desse tipo de consumo, eu nunca vou às compras para me divertir. É inegável que o ser humano adora o novo, é por isso que quando compramos uma roupa nova por exemplo, ficamos tão felizes naquele momento. O novo nos dá uma injeção de dopamina que nos faz nos sentir incríveis, mas como uma droga, se abusamos desse tipo de dopamina, rapidamente ficamos viciados. 

Mas a verdadeira riqueza está nas coisas que escolhemos não consumir. Se entendermos que aquela felicidade é momentânea, e que comprar sem necessidade está roubando o dinheiro que deveríamos estar usando para trilhar a nossa liberdade, podemos entender que a verdadeira felicidade está em criar ativos, que vão nos proporcionar liberdade. 

Quer aprender os 10 passos para ficar rico? Temos um livro que vai te ensinar o caminho!

O hábito de reclamar das coisas

Uma coisa que nunca pensamos, e que está praticamente intrínseca na nossa sociedade é a nossa capacidade de reclamar. Nós reclamamos por estar muito frio, e por estar muito quente. Nós reclamamos que a bolsa de valores caiu, e reclamamos que ela subiu demais que está muito caro para comprar qualquer ativo. Mas recentemente, notei que reclamar estava na verdade me tornando mais pobre. 

Pense bem, quando reclamamos, não estamos muito interessados em procurar a solução, estamos apenas focando no problema. Se temos uma dívida, por exemplo, e passamos nosso tempo reclamando que o banco só aumenta essa dívida a cada mês, não estamos focando em encontrar formas de pagar essa dívida. 

Assim, reclamar é uma forma de ficar pobre, pois o dinheiro só vem para quem pensa em soluções. As soluções que geram dinheiro para as pessoas. Então, próxima vez que você começar a reclamar, pense qual seria a melhor solução para aquele problema. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.