Uma das grande dúvidas dos investidores brasileiros é se vale a pena investir no exterior. No artigo de você vamos citar alguns pontos sobre esse tipo de investimento.
Vale a pena investir no exterior?
Dólar
O dólar é a moeda mais influente do mundo. Ele está em circulação desde 1775 quando o Congresso Continental americano autorizou sua emissão.
Mais de 220 anos se passaram e o dólar continua firme e forte, sendo hoje uma referência para a economia mundial.
Esse importante status se deve muito pela economia estadunidense. Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), os Estados Unidos lidera como a maior economia do mundo. Seu PIB (Produto Interno Bruto) é o maior das nações. E, além disso, o país é responsável por quase 10% da exportação mundial.
Inflação
Sua inflação nos últimos anos manteve-se com porcentagens abaixo de 2%, ou seja, sua moeda não está se desvalorizando de forma rápida.
A inflação atinge mais os países em desenvolvimento, como o Brasil, do que países com a economia mais forte, como o Canadá e os Estados Unidos.
Para comparar, em 1999 uma nota de 100 reais valia o mesmo que uma nota de 100 dólares. Em 2020, 100 reais vale aproximadamente 20 dólares.
Mercado financeiro
Quando olhamos para o mercado financeiro, o S&P 500, índice das 500 maiores empresas americanas teve um crescimento de 260% nos últimos 10 anos.
Além disso, as maiores empresas do mundo são americanas: Amazon, Google, Facebook, Microsoft, etc. Além delas terem um grande market share, elas continuam crescendo dois dígitos todos os anos.
- Leia também: 3 indicadores de análise de ações americanas.
Mais ainda, essas empresas oferecem serviços e produtos que fazendo parte do nosso dia a dia. Pensem bem, hoje você já usou seu Whatsapp? Fez uma pesquisa no google? Usou o Instagram ou YouTube? Fez tudo isso em um Iphone?
Provavelmente alguma dessas perguntas foi sim. Logo, essas empresas fazem parte da nossa rotina e por causa de sua importância, tendem a continuar presentes no mercado por um bom tempo.
Conclusão
Investir no exterior é uma ótima forma de diversificação em moeda forte. Além de ser uma maneira inteligente de fugir do “risco Brasil”.
Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.