Site icon Super Econômica

Os 3 melhores indicadores para analisar ações americanas

pessoa vendo tickers ações na tela do computador

 

Analisar ações é uma atividade complicada, porém existem maneiras de entender se um negócio está bem precificado. No artigo de hoje vamos ver os melhores indicadores para analisar ações americanas.

Price-to-Earnings Ratio (P/E Ratio)

O P/E ratio é um dos indicadores mais usados para entender o sentimento de otimismo ou pessimismo sobre uma ação. Ele indica o valor de mercado da ação em comparação aos ganhos da empresa.

O P/E ratio é calculado da seguinte forma:

P/E ratio = Preço ÷ LPA

No qual, o preço indicada o preço de negociação da bolsa.

Ao passo que o LPA mostra o lucro líquido dividido pelo número de ações da empresa, ou seja, 

LPA = Lucro Líquido ÷ Número de ações em circulação

Grosso modo, podemos dizer que o  P/E ratio mostra o que o mercado está disposto a pagar hoje por uma ação com base em seus ganhos. Ele vai indicar se o ativo está supervalorizado ou subvalorizado.

Como o site investopedia explica muito bem, “o P/E ratio indica o valor em dólar que um investidor pode esperar investir em uma empresa para receber um dólar dos ganhos dessa empresa. Se uma empresa está atualmente negociando em um P/E ratio de 20x, a interpretação é que um investidor está disposto a pagar 20 dólares por 1 dólar dos ganhos atuais.”

Esse indicador é bastante útil para comparar empresas do mesmo setor.

Quer começar a investir no exterior? Temos um ebook que explica o passo a passo para você.

Price-to-Book Ratio (P/B Ratio)

O P/B ratio é conhecido com métrica de dívida líquida/patrimônio líquido.  Esse indicador é calculado dividindo os passivos líquidos da empresa pelo patrimônio  líquido.

Lembrando que passivo são todos os elementos em posse da empresa que geram custos, como dívidas, manutenção de equipamentos, salários dos funcionários, contas de energia, etc.

O P/B ratio mostra quanto de dívida a empresa está se utilizando comparado ao patrimônio líquido que ela possui.

Free cash flow (FCF)

O fluxo de caixa livre (FCF) é o caixa produzido por uma empresa por meio de suas operações, menos o custo das despesas. 

Assim, se uma empresa vender doces, seu FCF vai ser a venda de todos os doces daquele período menos a quantidade de capital gasto na produção dos doces, contando com a matéria prima, o plástico da embalagem, a conta de energia da fábrica, o salários dos funcionários, o transporte da mercadoria, etc.

Assim, o FCF é o dinheiro que resta depois que uma empresa paga por suas despesas operacionais e despesas de capital (CAPEX).

Esse é um indicador de eficiência que mostra se a empresa tem operações enxutas que preservam seu caixa.

Exit mobile version