Com muita desconfianças, as pessoas me perguntam por que eu invisto. Qual seria a vantagem de emprestar seu dinheiro para uma instituição? Por isso, pensei em escrever esse artigo para mostrar os pontos positivos de investir.
Para que investir?
O principal ponto de investir é para fazer seu dinheiro trabalhar para você. Assim, você ganhará mais dinheiro com o seu dinheiro. (Simples!)
Mas, a primeira melhora que notei em minha vida ao começar a investir é a consciência financeira que adquiri. Normalmente, nós, brasileiros, não falamos sobre dinheiro com nosso pais e familiares. Esse assunto se torna quase um tabu e saber quanto nossos familiares mais próximos ganham é algo pessoal demais para se falar. Isso é muito maléfico para nosso comportamento financeiro. Como podemos aprender a poupar e a pensar sobre nossa aposentadoria se nunca ninguém falou isso conosco?
E aqui está o ponto principal, antes de sermos investidores, devemos aprender a ser poupadores e depois disso, começamos a ser planejadores. Aqui está a grande beleza de um planejamento, aprendemos a ver nosso dinheiro de forma diferente. Agora, ele será uma ferramenta para realizarmos nossos objetivos e alcançarmos nossas metas.
Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.
Planejamento financeiro
Ao nos tornarmos investidores, o primeiro passo é pagar todas as nossas dívidas, assim não teremos perdas desnecessárias do nosso capital mensalmente.
Depois, vamos começar a pesquisar maneiras de poupar mais dinheiro. Quando comecei a poupar, lembro-me de aprender sobre cartões de crédito sem anuidade, contas bancárias sem tarifas, como vender o que eu não estava usando através do OLX e etc.
Comecei a cultivar o hábito de poupar meu salário e conseguir renda extra. Logo depois, umas das partes mais importantes é traçar as metas de curto, médio, e longo prazo. A partir dessas metas, nosso comportamento financeiro vai se focar em atingi-las e nosso dinheiro vai ser direcionado para elas diretamente.
A corrida dos ratos
Pensar na aposentadoria desde cedo é uma boa opção. o que o autor Robert Kiyosaki chama de sair da corrida dos ratos (rat race). A corrida dos ratos é quando nós vivemos de salário a salário, vivemos para gastar todo nosso dinheiro em bens materiais que supostamente nos trarão “felicidade” mas que, na verdade, estão nos prendendo em um emprego que odiamos. O que nos remete a famosa frase de Tyler Durden em Clube da Luta: “Temos trabalhos que odiamos, para comprar coisas de que não precisamos, para agradar pessoas que não gostamos”. O QUE É TOTALMENTE VERÍDICO!
Depois desse choque de realidade, mas dado com a melhor das intenções, podemos pensar em investir. Se aposentar mais cedo e sem depender totalmente do governo para isso pode ser uma das metas. Muitas pessoas já fizeram isso, eles são chamadas de Os Novos Ricos. O autor Tim Ferriss fala que os novos ricos são aqueles que conseguem aproveitar o máximo da vida, tendo tempo livre para isso e construindo rendas passivas que garantem uma renda mensal sem que eles precisam trabalhar 8 horas por dia.
Ao investirmos, estamos criando renda passiva, isso significa que ganharemos dinheiro mesmo dormindo, pois aquela renda não vai precisar da nossa atenção e disponibilidade 8 horas por semana.
É por isso que eu poupo, planejo e invisto, para ter a liberdade que eu quero (sair da corrida dos ratos) e não precisar ter um trabalho que eu não gosto para pagar minhas contas. A liberdade financeira é muito mais do que ter dinheiro sobrando, é ter tempo e condições para aproveitar mais a vida.
Conclusão
Para adquirir a liberdade financeira o primeiro passo é aprender como lidar com o nosso dinheiro e como investir e criar renda passiva. Felizmente, muito conhecimento sobre isso está na internet com fácil acesso. Porém, ler um bom livro sobre o assunto constrói um conhecimento mais sólido e completo. Por isso, sempre procure ler livros sobre finanças e sobre qualquer área que você queria se aprofundar.
Gostou do artigo de hoje? Compartilhe suas experiências como poupador(a) aqui em baixo nos comentários.
Obrigada!