Existem alguns indicadores que são uma forma prática de enxergar se um ativo está muito caro ou se tem uma margem de desconto: o P/VP.
Quando estamos avaliando um investimento de renda variável, como ações ou FIIs, muitos dos sites de análise apresentam o P/VP do ativo.
Mas o que seria esse indicador?
O que é P/VP?
P/VP ou preço em bolsa sobre valor patrimonial é a métrica que contabiliza se o valor do ativo financeiro está mais caro ou mais barato na Bolsa de Valores do que fora dela. O P/VP é calculado pelo preço negociado em bolsa dividido pelo valor patrimonial do ativo financeiro – quanto ele vale fora da bolsa de valores, ou seja, o valor real.
Como a fórmula abaixo mostra:
P/VP = Preço em bolsa / valor patrimonial
Importante dizer também que o VP é calculado pelo Patrimônio Líquido do ativo dividido pelo número de ações ou de cotas (no caso dos FIIs).
Para entender melhor como o P/VP funciona, vamos aos exemplos.
Analisando Ações
Nas ações, esse indicador pode aparecer com P/VPA. O VPA significa Valor Patrimonial por ação. O valor patrimonial de uma empresa é contabilizado com informações contábeis e no mercado.
Para uma empresa que tenha o VP de 10 milhões de reais e possui 100 mil ações seu VPA é 100 reais; ou seja, cada ação dessa empresa vale 100 reais.
Porém, no mercado secundário essa ação está sendo negociada a 110 reais.
Assim, seu P/VP é 1.1.
110 / 100 = 1.1
Quando o P/VP está acima de 1, isso quer dizer o ativo está mais caro na bolsa.
Quer saber como analisar ações? Temos um guia completo sobre o assunto.
Para fazer um contraponto, vejamos um exemplo com Fundos de Investimentos imobiliários (FIIs).
Analisando FIIs
Nos FIIs, existe uma empresa independente que avalia os imóveis e os títulos de dívida atrelados aos imóveis (CRIs, LCIs, etc) para precificá-los.
Nesse caso, o P/VP pode ser impreciso pois a avaliação acontece uma ou duas vezes por ano, por isso o valor patrimonial dos imóveis pode não ser preciso.
Porém, ele pode dar um norte na avaliação do fundo. Assim, se um FII estiver sendo negociado a 80 reais e seu valor patrimonial é 100, seu P/VP é 0.8.
80 / 100 = 0.8
Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Temos um e-book completo sobre o assunto.
Quando o P/VP está menor do que 1, sabemos que aquele investimento tem uma margem de segurança. Essa margem garante que caso ocorra uma alta no preço do ativo, os ganhos são maiores para quem aproveitou a baixa.
Um dos adeptos mais ferrenhos e bem sucedidos da margem de segurança é o investidor americano Warren Buffett. A fortuna de Warren foi feita comprando negócios rentáveis que estavam mal precificados na bolsa. Foi com esse método que ele adquiriu o Nebraska Furniture Mart, uma das maiores lojas de imóveis do centro dos Estados Unidos com um preço bem abaixo do que o negócio valia.
Considerações sobre o P/VP
Apesar do P/VP ser um modo prático de saber se um ativo está caro ou barato, precisamos tomar alguns cuidados na nossa análise.
Primeiramente, não devemos usar apenas o P/VP para analisar um investimento. Muitas vezes, o ativo está sendo negociado com desconto pois está sofrendo problemas na gestão ou no financeiro.
Para avaliar melhor é preciso observar outros indicadores como:
Qualidade da gestão: mostra como os gestores estão gastando o dinheiro da empresa. Se estão investindo no crescimento da instituição e de sua rentabilidade.
Dividend Yield: relação entre os proventos pagos por um ativo com relação do seu valor de mercado na Bolsa de Valores.
Payout: porcentagem do lucro líquido de uma empresa que é distribuído ao acionista.
Dominância no setor: se a empresa é dominante no setor, com o maior alcance dos seus produtos e serviços.
Conclusão
O P/VP é a métrica usada para enxergar de modo rápido se um ativo na bolsa está sendo negociado abaixo do seu valor patrimonial. Porém, esse não deve ser o único indicador observado para ter uma análise mais completa.
Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!
Obrigada.