Site icon Super Econômica

ETFs são um bom investimento?

markus winkler IrRbSND5EUc unsplash

 

ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos negociados na bolsa de valores. Esse investimento é conhecido por sua diversificação e seu baixo custo de administração, pois ETFs são investimentos passivos que normalmente seguem um índice de referência como o S&P 500 (índice das 500 maiores empresas dos Estados Unidos).

ETFs são um bom investimento? 

Aqui no Brasil, o mercado de ETFs ainda é pequeno e deficitário. Existem mais ou menos 15 ETFs e eles possuem altas taxas, até o momento não distribuírem dividendos. Existem poucos “players” nesse mercado no Brasil, e esse monopólio prejudica o investidor pequeno.

Porém, se olharmos lá fora, os ETFs são um super instrumento para investidores individuais. Existem hoje nos Estados Unidos mais de 2.000 ativos diferentes, e três grandes gestoras de ETFs: a Vanguard, a Black Rock (gestora dos fundos iShares) e a State Street Global Advisors (SSGA).

Todos essas gestoras possuem ETFs diversificados, muitos seguindo o S&P 500, com baixas taxas de 0.03% a 0.2% ao ano e pagam dividendos a cada três meses.

Em 2018, foram lançados no mercado americano ETFs que permitem que o investidor individual compre apenas um ETF e garanta uma diversificação total. Por exemplo, o VGRO (Vanguard Growth ETF Portfolio) investe 80% do seu patrimônio em ações e 20% em renda fixa. Já o XBAL (iShares Core Balanced ETF Portfolio) tem uma estratégia mais conservadora investido 60% em ações e 40% em renda fixa.

Esses e outros fundos só podem ser acessados no exterior. E ao observar esses avanços talvez podemos esperar que no futuro existam ferramentas semelhantes aqui no Brasil, o qual o investidor individual pode encontrar diversificação com taxas pequenas. E podemos acabar de uma vez por todas com a crença que o mercado financeiro é apenas para especialistas.

Porém, até lá, podemos simplesmente abrir uma conta nos Estados Unidos e tirar vantagem desses instrumentos de diversificação, protegendo nosso patrimônio do risco Brasil.

Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!

Exit mobile version