Site icon Super Econômica

6 PASSOS PARA TER MAIS DINHEIRO

pexels cottonbro 3943716

 

Eu estou sempre em busca de otimizar minha vida, revendo coisas que eu acredito ou possuir, para ter certeza que essas coisas estão realmente servindo para a minha vida. Como uma pessoa minimalista, gosto de sempre rever as coisas materiais que tenho, para identificar se estou usando ou não ela.

Um exemplo era um umidificador de ar que comprei quando estava tendo muitos problemas de rinite, eu usava bastante ele, mas depois que me mudei para um apartamento mais arejado, ele ficava apenas encostado no canto do quarto. Depois de uma faxina de fim de semana, resolvi doar o umidificador.  O resultado é que agora tenho menos coisas no meu quarto para limpar. 

Também tento utilizar essa otimização nos meus gastos. Assim, consigo gastar o mínimo e aproveitar ao máximo aquele serviço ou produto. Quando gastamos menos, temos mais dinheiro para investir e consequentemente, ficamos mais ricos. 

Como otimizar minha vida

O primeiro modo de otimizar sua vida é medir seus gastos. Um bom orçamento é a ferramenta ideal para conseguir ver o que você está fazendo agora da sua vida financeira, e o que pode ser mudado. 

Eu tenho anotado todos os meus gastos mensais fixos, e faço uma atualização a cada seis meses, para ver se houve algum aumento. 

Com esse orçamento, notei, por exemplo, que estava pagando muito caro na minha conta de internet, por isso, liguei para lá para fazer uma negociação de um preço melhor. Com o medo de perder um cliente, o serviço até deu um upgrade no meu plano. 

O mesmo aconteceu com minha conta de eletricidade, ela estava bem mais alta do que o normal, então tentei verificar como estava meu consumo, e pesquisei modos de economizar mais energia. Também descobri que na minha cidade, poderia trocar o lixo reciclável por desconto na conta de eletricidade. Então, comecei a fazer isso para ter ainda mais descontos. 

O fato é que você só pode ver o que está gastando, quando coloca no papel seus gastos. Fazer um orçamento é primordial para isso.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Gastos variáveis

Como já falei aqui, para os gastos variáveis, aqueles gastos com diversão, eu tenho um limite mensal. Atualmente, como estou economizando mais, esse limite é de 200 reais, pois é um limite considerado o suficiente para as minhas atividades de diversão. 

Se você gastar mais com diversão pode aumentar esse valor, mas sempre tende escolher um valor que seja menor que seu salário, pois você precisa economizar dinheiro para investir.

Essa técnica de ter uma quantidade limitada de dinheiro para gastos variáveis é muito boa, pois força você a ser criativo com a suas formas de gastar, fazendo com que você procure a diversão com o mínimo de dinheiro.

Quando preciso gastar

No momento em que preciso mesmo gastar, faço algumas perguntas para mim mesma, que ajudam a tomar essa decisão de forma mais eficiente. Essas perguntas foram inspiradas no blog do Mister Money Mustache, um site gringo sobre independência financeira. 

A primeira pergunta é: Essa compra vai mesmo me deixar mais feliz? Existem compras que fazemos agora, por impulso, e depois nos sentimos mais tristes que antes, pois gastamos o dinheiro que estávamos precisando. Parar e pensar se essa compra vai trazer uma felicidade mais duradoura é um bom passo.

A segunda pergunta é: Existe alguma outra maneira de obter a mesma felicidade? Muitas vezes estamos querendo comprar algo, ou contratar algum serviço, mas depois de pensar um pouco, você consegue criar formas mais criativas de obter o mesmo resultado sem gastar dinheiro. Um exemplo atual da minha vida é que eu estava precisando de uma luz amarela para meu estúdio, e estava pensando em comprar, mas a luz atual estava novinha, então, depois de pensar um pouco, descobri que poderia utilizar um papel amarelo que tinha em casa para fazer o mesmo efeito amarelo que queria. Não gastei nada e ainda utilizei um material que não estava usado.

Terceira pergunta: Posso adiar essa compra? Muitas vezes, quando adiamos uma compra, podemos ter certeza se realmente queremos aquele produto é realmente importante para nós. Grande parte das compras que fazemos são por impulso, apenas o fato de adiar essa compra por alguns dias já faz com que esquecemos aquele desejo.

E por fim, a quarta pergunta é: Como isso pode ser otimizado para obter o máximo com o menor custo? Depois dessa análise, se você realmente quer o item, esperou alguns dias e ainda acha que sua vida vai ser melhor depois dessa compra, tende pensar como você pode gastar menos para ter o que você quer, talvez você consiga um cashback, ou um cupom de desconto, ou uma loja esteja com promoção caso você compre mais de um item. 

Esses são os passos que utilizo para utilizar meu dinheiro da forma mais eficiente possível, sempre pensando na minha felicidade no longo prazo quando faço uma compra.

Exit mobile version