Site icon Super Econômica

Como investir de maneira fácil

micheile dot com pLnaCZiwpIk unsplash

Dentre as várias coisas que fazem com que a Amazon seja uma das maiores empresas do mundo, está a descomplicação na hora de fazer um pedido.

Quando acessamos o site de Jeff Bezos, uma das opções é registrar a “compra com um clique”. O mais impressionante é que esse recurso foi criado em um tempo onde comprar pela internet não era uma coisa comum, e as seções de pagamento tinham 10 páginas, onde nós tínhamos que colocar nosso endereço, cartão, nome completo e por aí vai.

Em uma reunião com o programador responsável pela seção de pagamentos, Bezos disse que queria que ele criasse uma compra com apenas um clique. Bezos sabia que se o pagamento fosse muito complicado, o cliente tinha mais probabilidade de desistir da compra. Após a implementação da compra por um clique, a Amazon patenteou essa ferramenta e durante muitos tempo foi a empresa com a forma de pagamento mais simples do mercado.

Mas a simplicidade também está em outras áreas da Amazon, o que tornou a empresa famosa foi sua forma descomplicada de resolver os problemas dos clientes. A comunicação era rápida e no fim da interação o cliente podia ter certeza que seu problema foi resolvido, ou ele receberia outro produto ou até seu dinheiro de volta. Sem complicação e de forma ágil. 

Podemos usar a simplicidade nos nossos investimentos também. A diversificação, por exemplo, é um fator importante para conseguirmos mais rentabilidade com os nossos riscos. Na verdade, a diversificação é o único modo que podemos reduzir nosso risco, mantendo nossa rentabilidade.

Quer aprender os 10 passos para ficar rico? Temos um livro que vai te ensinar o caminho!

Entretanto, quando adquirimos ativos demais na nossa carteira, fica difícil de administrar tudo. Nesse momento, também é interessante simplificar. Os ETFs americanos, por exemplo, são um ótimo exemplo de simplificação de investimentos. Eles são baratos, diversificados (o ETF VT, que segue o mercado global tem mais 4 mil empresas dentro dele) e fáceis de comprar (podemos comprá-los na bolsa de valores). 

Além disso, essa técnica pode ser usada para ações e fundos imobiliários também.  Estudos feitos pelos professores Ricardo Serra, Arthur Vieira de Moraes e Luiz Paulo Fávero mostram que, no ramo de fundos imobiliários, diversificar para mais de 13 fundos já não tem efeito de segurança e você só estará perdendo tempo no gerenciamento de sua carteira. Os autores fazem um gráfico mostrando essa relação de risco e quantidade de fundos:

Fonte: Serra, Morais e Fávero (2017)

Exit mobile version