Qual é o melhor investimento do mercado? Talvez você já tenha se feito essa pergunta e até pesquisado na internet sobre isso, mas nesse artigo, vamos ver que não existe o melhor investimento, mas sim o melhor investimento para você.
Em 2018, eu decidi que queria morar no Canadá. Na época eu já investia, mas meu dinheiro estava quase totalmente em Renda Fixa, principalmente Tesouro Selic, e Tesouro IPCA. Por um lado, eu achava que essa era uma boa técnica já que eu precisaria ter liquidez para quando fizesse a mudança, já que eu teria que pagar pela passagem e todos os trâmites da mudança. Mas em 2020 começou um dos maiores aumentos na inflação brasileira nos últimos anos, e eu vi meu dinheiro em reais despencando com relação ao dólar.
Naquele momento, eu percebi que para manter meu patrimônio livre da inflação brasileira e ter dinheiro suficiente para mostrar para o governo Canadense que eu tinha uma reserva de emergência para chegar no país mais segura, eu precisava investir em ativos em dólar. Assim, comecei a investir em ETFs americanos em 2020.
Quer aprender a escolher os melhores ETFs? Temos um livro completo sobre o assunto!
Viram como o melhor investimento mudou para mim durante o tempo? Nosso dinheiro deve ser usado para direcionar nossos objetivos. Logo, devemos saber quais são nossos objetivos para escolher os melhores investimentos.
Se seu plano é parar de trabalhar e viver de renda, os Fundos Imobiliários (FIIs) são um instrumento que fornecem renda mensal para você. Mas eles não crescem muito no decorrer do tempo.
As ações, por outro lado, tendem a crescer bastante ao longo dos anos, mas eles distribuem bem menos dividendos dos que os FIIs, entretanto seu patrimônio tende a ser maior depois de 10, 20 anos.
Logo, quem vai decidir qual é o melhor investimento para você são seus objetivos de vida. Eu ainda tenho alguma parte do meu patrimônio em renda fixa, pois precisarei desse dinheiro para quando me mudar, mas agora tenho grande partes em ETFs em dólar. E você, qual o seu objetivo?