Muitas empresas utilizam o modelo de Metas SMART em sua administração, que nada mais é do que uma metodologia que auxilia na definição de metas inteligentes.
Sua sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).
Um exemplo de uma meta SMART é: ter 10.000 reais em um CDB de 100% do CDI em um período de um ano.
Nessa meta é precisa, você consegue medir exatamente quanto precisa (10.000 reais), você sabe exatamente onde vai colocar esse dinheiro (CDB), e o tempo que você precisa para completar essa meta (um ano). Ela é extremamente específica, logo você não vai ter dúvidas na hora de executar, ela é relevante para você, pois irá criar um uma reserva de emergência que você poderá usar caso precise e ela é possível (supondo que você tenha um salário de 2.000 reais, se guardasse 833 por mês, chegaria ao fim do ano com esse valor – até mais devido aos juros compostos).
Quer aprender os 10 passos para ficar rico? Temos um livro que vai te ensinar o caminho!
Todas as suas metas financeiras precisam seguir o modelo SMART. Comece hoje, pare agora e faça a sua meta SMART, se for sua primeira vez planejando sua metas, não tenha medo. Faça o que você achar mais apropriado para você e, se um tempo depois, você descobrir que sua meta está muito ambiciosa ou nada ambiciosa, você pode fazer modificações depois. O mais importante é começar. Você vai se agradecer daqui a alguns anos por ter começado hoje.