Sempre tive muita resistência a criptomoedas, primeiramente por causa de todo o alvoroço sobre Bitcoins, normalmente quando todos estão falando sobre um investimento, isso é um mal sinal, mas principalmente pois não conseguia entender como uma criptomoeda funcionava.
O Bitcoin foi criado por uma pessoa (ou um grupo de pessoas) anônima conhecida como Satoshi Nakamoto. Ninguém sabe de onde essa pessoa veio, como eu poderia confiar nesse tipo de moeda, além disso, as pessoas estavam pagando muito dinheiro por aqui. Pra mim, era apenas outra Febre das Tulipas, no qual as pessoas querendo dinheiro fácil, criavam uma bola em algo que não tem muito valor.
Porém, o Bitcoin foi lançado na internet em 2009, e até hoje pessoas estão vendo seu valor. Logo, a moeda já passou por um teste do tempo de 12 anos. O que permitiu que ele mostrasse sua resiliência.
Além disso, pessoas que considero como grandes investidores, como Warren Buffett, são publicamente contrários a esse tipo de tecnologia, por não considerá-la como um investimento. Já que não produzem riquezas, como as empresas fazem por exemplo.
Porém, com a crescente inflação tanto no Brasil quanto no mundo, com governos imprimindo e criando digitalmente bilhares de papel moeda, o que podemos esperar é que o nosso poder de compra vai diminuir bastante no futuro.
Como estou com boa parte do meu dinheiro no Tesouro Selic, devido aos meus planos de emigrar para outro país, preciso conservar pelo menos uma parte do meu patrimônio contra o poder corrosivo da inflação. Logo, decidi alocar 5% do meu capital em Bitcoins.
Assim, meu investimento em Bitcoins será com o intuito de criar uma reserva de valor, e proteger meu patrimônio geral da inflação.
Essa decisão só foi possível depois que entendi como a blockchain e o Bitcoin funcionam. Esse entendimento veio através do livro Bitcoin: A moeda na era digital. O livro mostra muito bem como a segurança da criptografia funciona e como o sistema é transparente, permitindo que todos os usuários tenham acesso às transações que acontecem. Lembrando também que começarei com pouco, cerca de 1000 reais por mês, até eu ganhar segurança sobre o investimento. Além disso, não ultrapassarei 5% do meu patrimônio.
É dessa forma que penso que devemos começar a investir em qualquer ativo.
🚀 Aprenda a Investir no Exterior: https://blogsupereconomica.com/rendanoexterior/