Site icon Super Econômica

Renda no Exterior

david vives Nzbkev7SQTg unsplash 2

COMECE A GANHAR EM DÓLAR

 

Por que começar a investir no exterior?

Eu comecei a investir em 2017. Na época eu trabalhava como professora de inglês em um curso e ganhava pouco mais de 600 reais. Eu tinha acabado de me formar em Letras Inglês e não tinha nenhum dinheiro. 

Minha curiosidade sobre investimento começou quando eu assisti um vídeo do Canal EconoMirna sobre cartão de crédito. Por concelhos dos meus pais, eu nunca tive interesse em ter um cartão de crédito, porque eu associava ter um cartão de crédito com ter dívidas. Que é o caso para muitas pessoas. E embora eu não tivesse nenhum dinheiro guardado, eu também ficava longe das dívidas. 

Mas algo mudou em mim, quando decidi me mudar da casa dos meus pais, e pra mim, para isso eu precisava de um cartão de crédito. Por sorte, no vídeo da Mirna, ela falava de cartões de crédito sem anuidade, e ela comparava o cartão do Inter com o cartão do Nubank.

 O conhecimento gera mudança?

Naquela semana eu maratonei todos os vídeos do canal dela, e a cada vídeo ela falava como era importante investir. Mas pra mim, investimento era algo muito arriscado e só pessoas com muito dinheiro podiam fazer. No meio tempo, eu consegui fazer um cartão de crédito do Banco Inter, e comecei a colocar dinheiro na poupança, porque eu ainda estava colocando meu plano de se mudar da casa dos meus pais em prática, e pra isso eu precisava de bastante dinheiro.

Tudo ia bem no plano, até eu ver um vídeo sobre como eu estava na verdade PERDENDO DINHEIRO na poupança. Aquilo me fez ter medo, mais medo do que eu tinha de investir. Eu juntei toda minha coragem e decidi tirar meus suados 103,95 reais da minha poupança para investir no Tesouro Selic, que eu tinha estudado durante uma semana inteira depois que vi o vídeo da poupança.

Essa parte não foi fácil, pois eu tinha que abrir uma conta em um corretora, não sabia se era seguro ou não, e tinha muito medo de perder dinheiro (já que eu precisava daquele dinheiro para atingir meu objetivo de me mudar da casa dos meus pais).

Demorou mais uma semana para achar uma corretora que eu achasse segura, no caso foi a Rico, e enfim, investir meus primeiros  103,95 reais em Tesouro Selic. O sentimento de ter superado meu medo, foi muito bom pra mim. E eu me sentia bem mais responsável e realizado do que quando eu tirei meu primeiro cartão de crédito!

O esforço deu certo?

Em sete meses e 14 dias, consegui me mudar! O novo apartamento era minúsculo, tinha apenas um compartimento e um banheiro, mas eu me sentia incrivelmente bem sucedida! O apartamento era perto da minha universidade, pois embora eu já tenha me formado, eu estava estudando para entrar no mestrado, e deu certo! O ano de 2018 teve duas grandes conquistas pra mim, eu tinha conseguido me mudar e tinha passado na seleção do mestrado! A vida era incrível!

No começo de 2019, eu conheci os Fundos Imobiliários (FIIs) e o conceito de “Viver de renda”. Minha cabeça mudou novamente, e eu comecei a estudar sobre FIIs compulsivamente! Dia e noite eu assistia vídeos, lia artigos, e checava o desempenho dos FIIs na bolsa de valores. Minha fixação era tanta que até no intervalo das aulas do mestrado, eu estava lendo sobre FIIs.

Na época eu havia feito minha reserva de emergências e estava investindo em Tesouro IPCA, assim eu já tinha um dinheiro legal investido e já tinha cultivado o hábito de poupar todos os meses. Assim, mesmo pagando as contas do novo apartamento, eu ainda tinha dinheiro para investir todos os meses.

Em Fevereiro de 2019, eu comprei minhas primeiras cotas de FIIs. Não orgulhosamente, posso admitir que o critério de análise foi bem simples: quais fundos tinham subido mais naquele dia. Como era Fevereiro, os fundos de shopping tinham recebido dividendos maiores por causa do natal, e eles estavam em alta. Acabei comprando 1012,10 reais de cotas de dois FIIs de shopping mono ativo. 

Investir em FIIs era muito mais empolgante do que investir no Tesouro Direto, pois eu recebia um dinheirinho todo o mês na minha conta da corretora. Era como receber um mini salário, e isso me deixa mais empolgada para poupar mais de aumentar esse mini salário, rumo a minha nova meta de viver de renda!

Quando os planos mudaram de direção

Novamente, tudo ia bem na minha vida, até que em Outubro de 2019, eu estava navegando na internet e li sobre um programa de imigração chamado Express Entry. O programa era uma forma simples de imigrar para o Canadá gastando pouco dinheiro.

Quem estuda outra língua ou até gosta de ver conteúdo sobre viagens, sabe o desejo de conhecer outra cultura e até poder morar em um país diferente do Brasil. Naquele momento, eu tinha quase todos os pré-requisitos do Express Entry: tinha um nível de inglês avançado, tinha experiência de trabalho de mais de 3 anos, tinha dinheiro para a comprovação financeira (graças aos investimentos!), o que faltava era o diploma de mestrado, que eu só iria pegar em Março de 2020.

Então, me esforcei para acabar o mestrado e ir direto morar no Canadá! Defendi minha dissertação em Dezembro de 2019, passei com louvor, e agora era só esperar para receber o diploma. Tudo estava bem até que veio algo inesperado: uma pandemia!

Quem iria imaginar que o MUNDO INTEIRO iria parar por causa de um vírus, todo o mundo iria ficar confinado dentro de casa. Além disso, meus preciosos Fundos Imobiliários despencando e até os dividendos foram afetados. Foi realmente um momento de tensão.

Uma ação era necessária

Meu plano inteiro tinha parado e uma coisa que estava me fazendo perder o sono era que o dólar não parava de subir. Ele foi de R$4,10 em Dezembro de 2019 para  R$5,73 em Maio de 2020. Eu tinha que fazer alguma coisa, meu suado dinheiro não iria ser o suficiente para fazer a comprovação financeira e eu iria perder mais poder de compra do que eu já tinha perdido. 

Nesse momento eu me virei para estudar minha opções novamente, eu descobri sobre a inflação, e como o real estava perdendo seu valor no meio daquela crise, eu descobri que eu meus investimentos estavam muito concentrados em Fundos Imobiliários, principalmente fundos de shopping, e isso fez com que meu patrimônio quase fosse diluído pela metade. Eu precisava de uma solução, se não eu poderia dar adeus ao Canadá e também meu sonho de viver de renda.

Foram semanas e mais semanas de pesquisa sobre como proteger meu dinheiro da inflação e como fazer meu patrimônio mais resiliente com a queda do dólar, enfim eu vi a solução no fim do túnel: eu precisava investir no exterior

Essa era a única maneira de fugir da inflação brasileira, manter meu dinheiro protegido em uma moeda forte, e ainda ter um diversificação investindo nas MAIORES EMPRESAS NO MUNDO. 

Foi nesse momento que eu comecei a estudar sobre ETFs, REITs, como é o mercado de ações americanos, quais impostos nós precisamos pagar, se eu tinha que prestar contas para o Tio Sam, como era o processo de mandar dinheiro para o exterior, e tudo mais!

Atualmente, eu possuo 50% do meu patrimônio protegido no exterior, o programa de imigração para o Canadá ainda está atrasado devido a pandemia, mas eu sei que no momento que eles me chamarem, eu vou ter dinheiro bastante para fazer minha comprovação financeira, e não preciso me preocupar quanto está o preço do real hoje. Eu posso dormir tranquila sabendo que meu dinheiro está investido nas maiores empresas do mundo.

Aperte no botão “Comece a ganhar em dólar” para ter a sua transformação também!

Você vai aprender

Informações importantes



COMECE A GANHAR EM DÓLAR

Investir melhor só depende de você.

Exit mobile version