papéis com gráficos de investimentos

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre um assunto não muito conhecido pelos investidores: o que é Renda Fixa ilíquida.

Definição de Renda Fixa ilíquida

Investimentos ilíquidos são aqueles que demoram mais de cinco dias para você resgatar seu dinheiro.

Grosso modo, a liquidez de um ativo é medida por quanto tempo aquele investimento pode se tornar dinheiro. Assim, um CDB de liquidez diária é um ativo líquido, pois podemos resgatar aquele dinheiro instantaneamente. 

Interessante que o cálculo para definir um ativo como líquido ou ilíquido é baseado na liquidez diária, ela é o ponto de referência para ativos líquidos. Assim, podemos dizer que investimentos líquidos são aqueles que podemos resgatar em menos de cinco dias e investimento ilíquidos são aqueles que demorar mais de cinco dias para fazermos o resgate.

Esse cálculo é feito utilizando o número de dias necessários para zerar a posição (NDZ).

O NZD mostra que a liquidez de um ativo está relacionada ao tempo necessário para a venda de uma posição. Logo, podemos dizer que ativos ilíquidos têm o NDZ maior que 5 dias (ou 5d).

Segundo a ASA (Assessoria de Análise e Pesquisa), quanto maior este prazo de resgate maior é o risco de calote do investimento. Por isso, muitas vezes esses ativos possuem um rendimento maior que os investimentos líquidos.

Assim, são exemplos de ativos de renda fixa ilíquidos as LCIs, LCAs, CRIs, etc.

Quer saber como economizar mais e pagar suas dívidas de forma rápida? Temos um guia completo sobre o assunto.

Conclusão 

Ativos de renda renda fixa ilíquidos são aqueles que demoram mais de cinco dias para serem resgatados. Podemos ter como exemplo desses ativos LCIs, LCAs, CRIs e outros.

Gostou do artigo de hoje? Comente aqui embaixo!

Obrigada. 

By Anna Kesya Lima

Acredita que o planejamento e a educação financeira podem fazer com que qualquer meta de vida seja alcançada. Busca difundir a administração de dinheiro de forma simples e eficaz através de investimentos.